13 janeiro 2012

livro "O Exército de um homem só" - Moacyr Scliar


Ando offline e ficarei por uns 16 dias então não terei muitas postagens. Deixei umas poucas postagens agendadas  pois tive pouco tempo em dezembro, correria total, "piorando" com uma viagem de última hora no dia 04. Hoje tive tempo e oportunidade de postar então mando sobre esse livro do Moacyr Scliar autor que me apaixonei depois de uma série de contos que li há alguns anos no jornal local.
Essa segue fora do formato que costumo colocar, por causa da correria, depois deixo bonitinho como gosto.

Esse livro é um daqueles que ando enrolando a leitura há um tempão. Deve ter uns dois anos que "leio" ele, pois ele é daqueles de vez em quando leio duas páginas, pois outros livros sempre me parecem mais atraentes. Sou apaixonada por vários textos maravilhosos do Moacyr, mas esse se arrastou comigo, teve momentos que gostei muito, mas outros que achei sacal. Mas acho que vale a leitura sim. Ele fala da vida de um homem cheio de ideais que sonha em criar uma nova sociedade, ele é sempre contra as coisas comuns e faz greve de fome e outras greves em nome dos seus ideais. É impressionante a paixão desse homem o Capitão Birobijan (depois corrijo se tiver errado). Em muitos momentos ele mergulha em seu ideal e faz de tudo para torná-lo realidade e todo mundo achando ele um doido, isso sim. Mas em outros momentos a realidade é mais forte e ele tem que ser render e ser uma pessoa comum, que trabalha, paga contas, cuida da família, etc. O livro conta esses altos e baixos da vida desse capitão, revezando seus momentos entre a sociedade idealizada (com seus companheiros, o mastro da bandeira, e os diversos departamentos que ele planeja criar para estruturar a "Nova Birobijan") e a vida real, onde ele tem que se adaptar e se moldar ao que esperam dele.

Repito que vale a leitura pois é bem bacana, o que achei chato é que como trata da vida toda do cara, desde criança, demora um pouco pra se desenvolver apesar de ser um livro pequeno, fora que tem momento que as pirações do cara vão num nível muito profundo para uma pessoa "normal" como eu kkkk

Nenhum comentário: