09 novembro 2012

Calculadora financeira, muito prazer!

kkkkkk
Esse é o brinquedinho novo que estou aprendendo a usar no MBA em Marketing
Embora nos tempos de escola eu sempre tenha tirado notas boas em matemática, nunca tinha estudado matemática financeira então fiquei bastante receosa quando vi que tinha essa matéria agora.

Mas está sendo um grande aprendizado reconhecer e entender situações do cotidiano como juros do cartão de crédito, financiamento automotivo ou imobiliário. 
Aos poucos vou deixando de ver esse objeto estranho como um bicho de outro planeta.

Alguns sites com dicas de como entender o funcionamento dela:
Unemat - Professor Eugênio Carlos
Blog do Fernando
Deal - Instruções práticas de relações comerciais
Faz a conta - instruções e calculadora financeira online
http://epx.com.br/ também tem calculadora financeira online

Ainda bem que não é necessário comprar esse brinquedinho que é carinho, basta usar uma destas versões online ou baixar um aplicativo. Usei esta última opção e estou usando no meu celular mesmo. Super prático. Preenche o visor com a imagem da calculadora e o touch faz com que possamos clicar nas teclas normalmente, o viso do meu é pequeno porque comprei um celular menorzinho mas ainda dá pra entender, quando eu estiver mais habituada com a própria calculadora vai ser mais tranquilo ainda. Também não estou em adaptação com a tela touch (não gosto muito) mas nesse caso esta sendo bem útil, apesar do inconveniente de às vezes apertar a tecla errada. Vou treinando e melhorando.

Vou usar uma "de verdade" somente na prova mesmo (emprestada), pois é exigência da instituição.

A aula também me inspirou a ler dois livros que tenho:
  • O Homem que calculava, Malba Tahan
  • O Diabo dos números, Hans Magnus Enzensberger

Nenhum comentário: