03 dezembro 2014

Livros da série" Encantadas" de Sarah Pinborough





Título: Veneno, Feitiço, Poder
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224, 248, 224

Li e pensei inicialmente em falar do primeiro livro, mas resolvi ler todos e falar deles juntos pois formam a mesma história. As capas são super lindas. Fiquei de fato encantada. Adoro contos de fadas e gosto mais ainda deles recontados de um jeito moderno e mais realista.


O primeiro livro não é bom, é chatinho, tedioso, personagens sem personalidade e querendo contrariar a imagem clássica que se perpetua graças à Disney. Contraria mas acaba se perdendo sem dizer nada. Os outros dois são muito, muito bons. Gostei mesmo e creio que o que mais gostei foi o segundo, o terceiro é bem bacana, bem intrigante, mas ainda tem alguns momentinhos de escorregada do primeiro. Uma coisa que reparei é que o primeiro e o terceiro livro não tem uma ótica única de narração, mas sim a de vários personagens, mas sem se aprofundar ou filosofar muito. O segundo já é incrível nesse aspecto. Super definido, passa-se basicamente sob a ótica e análise, drama, alegria e sofrimento da Cinderela. Ficou bem intensa a narrativa e a variação de sentimento. O primeiro acabou sendo bem superficial em relação a isso. O terceiro também vai leve nesse aspecto, mas consegue atrair mais e também tem uma história muito interessante, que me fez não querer largá-lo e lê-lo no mesmo dia. O segundo provocava isso também, fui encerrando em alguns capítulos com muita dó porque não queria largar, mas tinha que dormir, trabalhar, essas coisas mundanas :) o terceiro felizmente pude ler num sábado livre de compromissos.

A série é bem bacana, dá uma enfase para Branca de neve, Cinderela e Bela adormecida, mas na verdade aborda vários dos contos de fadas mais conhecidos. Conta as histórias dando mais personalidade para as personagens, mudando os vilões e finais das histórias. 

Achei bem legal a releitura, já que ando assistindo "Once upon a time" e "Grimm" e lendo também as HQs "Fábulas". Todos abordam essas histórias de jeitos bem diferentes. Muito interessante as diferentes óticas dessas histórias. 

Recomendo muito.

Nenhum comentário: