10 agosto 2011

Olha o golpe!

Ontem recebi o email abaixo dizendo que eu tinha que atualizar meus dados no cadastro do Santander.
Clique na foto para ampliar a imagem.
Tinha meu nome completo e meu cpf, corretamente grafado.
Mas não caía no truque é um Golpe total e facilmente identificável:
  • Primeiro o fato de ter meu nome completo e meu cpf correto não significa nada pois sei que infelizmente muitas empresas mesmo sérias vendem seus bancos de dados e com isso recebemos em nosso email muitas propagandas de coisas que nunca tivemos relação e infelizmente, de novo, ficamos sujeitos a golpes
  • Segundo porque banco nenhum faz atualização de dados por email, se você quiser achar que sim e forçar, no máximo eles vão mandar você ir na agência pra isso, mas eu duvido.
  • Email de qualquer budega online não fica repetindo seu nome trezentas vezes, uma vez é mais do que suficiente para pessoas sérias falarem com você. A repetição é uma apelação pra vc achar que é com você mesmo. Pois como eu, mesmo inconfesso, todo mundo ama o próprio nome :)
  • O email de remessa (seta amarela) apesar do nome do banco Santander não é baseado no sistema do banco mas no EMAIL, como um Yahoo, hotmail ou gmail da vida, como qualquer Fulando de tal pode ser.
  • O clique aqui (circulo vermelho) tem um link (cuidados com os links da vida principalmente por email) que é destacado demais, qualquer link decente faz parte da própria construção do texto sem tanta enfase desnecessária, o link por si só já se destaca.
  • Sem clicar no link, apenas passando o mouse por cima (seta verde) a gente percebe que o endereço de destino não é o do banco, mas outro nada haver.
  • E pra mim o mais importante de todos: Eu não tenho nenhum vínculo com o Santander, nem conta corrente nem cartão de crédito, então não tenho porque receber email deles, simples assim! 
Mas mesmo que você tenha vinculo com a instituição que supostamente mandou o email, lembre-se que empresas sérias não pedem atualização de dados por email, nem por telefone! Nem sequer escrevem seu cpf ou outros dados no email.  Para alterar seus dados em intituições financeiras você tem ir até elas, seja pessoalmente ou você ligando para o numero oficial delas, empresas da internet como livrarias ou perfumarias virtuais você tem que entrar com nome e senha no site oficial delas porque VOCÊ quer alterar algum dado, não porque te mandaram clicar aqui.

Nenhum comentário: