22 junho 2012

Porque é importante ir até o fim de um filme ou livro


Estava com o filme A Fortuna de Ned gravado desde o dia 13 de dezembro. Já tinha assistido alguns pedaços mas sempre desanimava pois o filme é bem devagar no começo, dá um desânimo.

Mas hoje quando cheguei minha mãe estava assistindo, já tinha passado de onde eu tinha parado, sentei para lanchar e descansar e acabei vendo mais do filme e fiquei fui me interessando. Abrindo mão do meu preconceito anterior assisti esse filme até o fim e no final das contas achei um filme incrível! Sério! Ele é emocionante, tocante mesmo, tem momentos para chorar e outros para rir e muitos para se encantar.
É um filme que fala sobre amizade, sobre amor, sobre perda, sobre compromisso, sobre maldade, sobre generosidade.

Ele se passa em uma vila irlandesa e claro tem muita coisa da cultura deles, inclusive a trilha sonora que tem seu ápice nos últimos momentos do filme onde é apresentada em uma paisagem incrível a linda música The Glass Parting, nessa cena linda


Ela é música típica deles, com violino e gaita de fole, e a letra é o poema Forever in your Debt (Eternamente em dívida com você) que é um texto muito bonito, que fala sobre amizade, amor e gratidão e claro sobre despedida de uma maneira linda.

"Forever In Your Debt"

With thanks to those who blew the wind,
And those who sailed the ship,
We sailed it tight against the tide,
And I shall be forever in your debt.

All the money that e'er I had
I spent it in good company
And all the harm I've ever done
Alas, it was to none but me
And all I've done for want of wit
To memory now, I can't recall
So fill to me the parting glass
Good night and joy be to you all!

Fill to me the parting glass
And drink a health whate'er befalls
Then gently rise and softly call
Good night and joy be to you all!

Of all the comrades that e'er I had
They're sorry for my going away
And all the sweethearts that e'er I had
They'd wish me one more day to stay.

Since it fell into my lot
that I should rise,and you should not
I'll gently rise and softly call
Good night and joy be to you all!

But since it fell into my lot
That I should rise and you should not
I'll gently rise and softly call
Good night and joy be to you all!

So fill to me the parting glass
And drink a health whate'er befalls
Then gently rise and softly call
Good night and joy be to you all!


O trecho que mais gostei


"Enche meu cálice de despedida e bebamos à saude onde seja necessária 
ergo o copo devagar e desejo com ternura boa noite e alegria a todos vocês 
Todos os companheiros que tive estão tristes com a minha partida e todas os namorados que tive na vida  gostariam que eu ficasse mais um dia
Desde que que recebi a noticia de que deveria subir aos céus e não vocês 
devagar eu me ergo e desejo com ternura boa noite e alegria a todos vocês"

Linda demais! Me emocionei muito. Achei no youtube essa versão do Shaun Davey e essa das Celtic Woman, cada uma mais linda que a outra.

Estou feliz da vida por ter deixado meu preconceito de lado e me permitido essa experiência incrível.
Ri demais com o filme, pois é um filme que mostra a graça da vida comum, não só o pastelão e a sacanagem. Chorei litros também porque temos momentos tristes na vida mas também porque as vezes a nossa felicidade é tão grande que ela transborda..

Me lembrou porque prefiro assistir um filme ou ler um livro até o fim: mesmo que demore posso acabar gostando. Ou posso odiar. Mas poderei falar mal com categoria :)



Nenhum comentário: