01 outubro 2013

Minha futura cachorrinha e uma reflexão sobre meu aprendizado sobre animais

Recebi as fotos da cachorrinha que ganhei. Devo pegá-la só no dia 20 deste mês, mas já estou me preparando para recebê-la. 


Quando tive a promessa da cachorrinha comecei a pesquisar bastante sobre a raça Lhasa apso (que eu já conhecia e amava) e sobre educação e adestramento básico de cães. Diante dessas informações fiz uma listinha de coisas necessárias para ter um cãozinho da raça. Me controlei para não comprar nada pois infelizmente poderia morrer antes de chegar até minhas mãos.

Ontem, depois que recebi as fotinhas dela


(diante da certeza que ela sobreviveu a esse período crítico), resolvi começar a comprar as coisinhas dela. Fiquei pensando em como ela com certeza ela terá um tratamento muito melhor do que os cachorros que tivemos anteriormente. Não só pela paparicação, pois sempre tratei meus animais com muito carinho, mas por eu ter muito mais conhecimento sobre cachorros hoje em dia. Tanto que estou me preparando para recebê-la (e acordo com as particularidades da raça). Nunca tinha feito um enxoval para cachorro :). O que comprava era quando o cachorro estava na mão. Hoje já considero que é uma coisa fundamental. Conhecer as necessidades do seu animal, particularidades e doenças mais comuns, bem como saber educá-lo para que ele tenha um bom comportamento social e  cuidar para que ele tenha uma ótima saúde e equilíbrio emocional.

Além dos cachorros que tive, faço um comparativo atual com as calopsitas lá de casa. Nunca criamos aves anteriormente nem tínhamos pretensão de fazê-lo. Mas ganhamos a primeira, então nos viramos para aprender um pouco e cuidar. Mas com a consciência de que não sabemos nada. Depois de um tempo compramos a segunda (sendo que a primeira acabou morrendo) e uma terceira depois. Cuidamos tratamos, mas sem saber realmente como cuidar adequadamente. O pouco que sei, aprendi na marra estranhando suas atitudes, pesquisando na net, pois além de nunca ter convivido com ave em casa, não tem veterinário na minha cidade que cuide desse tipo de animal, então tenho que improvisar mesmo. Tenho consciência que quando elas tiverem um problema sério infelizmente correm sério risco de falecer (como aconteceu com a primeira) pois não conseguiremos nem perceber o sintoma de que está algo errado :(

Já tive coelho e também gato. E confesso que foram as piores experiências que tive, não por ser animais ruins (apesar de que, pensando bem não gosto de gatos) mas porque eu não estava preparada (conhecimento) para tê-lo. 

Em se tratando de outro ser vivo, só amor não basta.

Nenhum comentário: