27 dezembro 2013

Desafio Autores Brasileiros


Como a maioria do livros que listei para participar do Bingo literário são de autores estrangeiros, fora que o Desafio Mundo só tem autores estrangeiros, resolvi montar para mim (se quiser participar, fique à vontade) um desafio de leitura somente com livros de autores brasileiros.

A idéia é ler um livro de um auto de cada estado brasileiro e do Distrito Federal, mas como a dificuldade de aquisição de alguns estados, não vou colocar isso como obrigatório.
Mas acho que é bom cada um estabelecer um número mínimo de dez leituras e frisar que não deve repetir os estados

Não vou fixar leitura obrigatória para cada mês, pois já estou com uma enorme carga prevista de leituras e achei bem interessante a idéia do Bingo que não amarrou um número por mês, pois tem época que é mais tensa onde a leitura empaca e época que é mais light onde dá para ler bastante.

Vamos lá, prestigiar e conhecer um pouco mais da literatura nacional.

Logo, logo posto minha lista de planos aqui, tenho que separar os meus livros de autores brasileiros e verificar seus estados de origem e escolher o que vai entrar na lista.

No Desafio literário de 2011 um dos meses pedia um autor regional. As organizadoras do Desafio fizeram uma lista bem legal de autores  brasileiros por estado, ótima sugestão de autores e facilita o filtro.

Para montar minha lista de leituras comecei colocando livros dos Desafios anteriores que não cumpri, depois coloquei livros que eu já tenho. Alguns estados será mais difícil por eu não encontrar para comprar por aqui. Autores da minha própria região não tem tanto reconhecimento do mercado, existem vários mas não é fácil de achar. Obviamente tenho diversos do Rio e de São Paulo

REGIÃO NORTE
Acre
"Das cobras meu veneno", Leila Jalul falei em vídeo

Amazonas
Milton Hatoum

Amapá
Pará
Rondônia
Roraima
Tocantins


REGIÃO NORDESTE
Alagoas

Bahia
"Os  barqueiros do São Francisco", Aristides Fraga Lima falei aqui

Ceará
"O enterro do anão", Chico Anysio, falei aqui

Maranhão

Paraíba
"O auto da compadecida", Ariano Suassuna, falei aqui

Pernambuco
"Pó de lua", de Clarice Freire, falei aqui

Piauí
Rio grande do norte
Sergipe


REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul


REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo

Minas Gerais
"Mate-me quando puder", Anita Deak

Rio de Janeiro
"A casa da paixão", Nelida Piñon, falei aqui

São Paulo
"Mar sem fim", Amyr klink, falei aqui


REGIÃO SUL
Paraná
"O vampiro de Curitiba" Dalton Trevisan, falei aqui

Santa Catarina

Rio Grande do Sul
"O reino das cebolas", Cíntia Moscovich, falei em vídeo

Nenhum comentário: