22 dezembro 2013

Lista de compras


Hoje é dia de lista de compras no Desafio do grupo do Vida Organizada.

Postei a foto da minha lista lá e fiquei pensando, como prefiro fazê-la simples assim.
Deixo na geladeira (comprei esse lindo bloquinho que tem um imã atrás na biblioteca pública de Orlando. Que é linda também, diga-se de passagem.) e vou acrescentando as coisas que acabam e o que vou precisar,  caso invente de fazer alguma coisa.

Já tive lista pré-pronta onde a gente escolhe dentre os vários itens (separados por categorias) e reparei que nessa eu comprava mais coisas, pois tem várias coisas de uso não muito frequente que acho que seria bem mais prático ter em casa logo (tipo noz moscada, maizena), hoje mesmo inventamos de fazer um molho branco e jogar na carne, nada demais, mas mais gostoso pois adoro molho branco. Detalhe não tinha noz moscada nem maizena :( chato! Fiz com farinha de trigo e uma folha de louro. Mas nem sempre dá para improvisar com outra coisa.

Por outro lado comprar pra ter, sem ter um plano específico poderia acabar desperdiçando, como o cacau em pó que comprei a um tempo e agora tenho que fazer alguma receita urgente pois ele está quase vencendo. E o pior é que não ando numa fase muito consumista de doces.

Em geral compramos coisas não perecíveis básicas como arroz, macarrão, feijão com uma média do que consumimos no mês. Material de limpeza em geral segue essa mesma regra pois tem um consumo bem regular. As outras coisas como carnes, frangos fazemos uma compra de acordo com o preço se tem promoção compramos uma quantidade maior que dura mais dias, pois o consumo é alto aqui em casa. Mas se dá uma vontade de fazer um prato especial aí vamos atrás dos ingredientes naquele momento.

Para  frutas e verduras  fazemos compras semanais, pois são altamente perecíveis.

Já para produtos de higiene que compõe a maioria dos itens desta lista já costumo colocar na lista quando quero comprar um para deixar de reserva, então pode rolar tanto na compra mensal como na semanal ou em situações inusitadas, pois é realmente uma categoria que não gosto que acabe. Se eu abrir o último já providencio a compra de outro.

Nenhum comentário: