06 junho 2014

E dá-lhe vírus

Volta e meia recebo emails estranhos. 
Como muita gente recebo muito Spam. Muitos são filtrados automaticamente pelo Gmail, vi agora que tem 550!

Recebo também muita propaganda de lojas virtuais que já comprei (dá vontade de não comprar nunca mais)
Nesse caso é melhor ir direto no site da loja (sem clicar em link nenhum) para conferir o que te interessa

Mas o post de hoje é sobre os emails alarmistas, que usam nomes de instituições renomadas, bancos ou órgãos de governo para tentar ludibriar o leitor. Fazem todo um alarde, como sendo fundamental e urgente (e único meio) para você resolver um problema (que você nem sabia que tinha).

Tem uns que são bem bem toscos, mas outros montam toda uma estratégias para ludibriar e fazer a gente clicar e baixar vírus.

Use sua frieza e inteligência para não se deixar levar por essas furadas, pois apesar da aparência perfeita são vírus.

Por exemplo já recebi emails supostamente do Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, mas sei que não tenho conta em nenhum deles, então óbvio que eram vírus. Mas mesmo que você tenha conta no banco, existe uma categoria bem limitada de emails que eles mandam para os clientes, que em geral são avisos sobre promoções. Nenhuma delas envolve clicar em nada no email, baixar nada, sincronizar ou atualizar nada. Nenhuma delas envolve solicitação de dados por email. E claro tem o remetente real da empresa, não uma sigla louca


Quanto aos órgão de governo como Receita Federal, polícias. Eles não mandam nada por email. Mesmo que você esteja com alguma pendência com eles, devendo alguma coisa, sei lá. Não será por email que eles vão te procurar. Muitas vezes não mandam nem algo que você solicitou  de verdade :) 
Então, não clique em link, não baixe nenhum arquivo pois é vírus



A vida online está perigosa, mas a gente pode tomar esses cuidados e evitar dores de cabeça digitais ou reais. E os cuidados devem ser permanentes pois somos cada vez mais alvo.
Esses prints que ilustram o post são emails que recebi hoje.

Nenhum comentário: