04 agosto 2014

Livro "Pretinha, eu?" - Julio Emilio Braz


Título: Pretinha, eu?
Editora: Scipione
Páginas: 71



Esse livro foi um dos indicados pela escola para meu sobrinho. Já queria ler mas consegui encaixar no Word challenge de agosto, que pedia a palavra "eu".

Não tinha grandes expectativas para ele, só queria acompanhar as leituras diz meus sobrinhos, mas na verdade ele foi uma grande surpresa. Apesar de ser fininho e de ter uma linguagem para adolescentes acho que é um ótimo livro, com uma história que algum de abordar um tema tão importante de um jeito bem interessante, sem ser piegas e sem ser pedante. Gostei demais, acho que ilustrou muito bem a questão do racismo e fo preconceito e de como eles vao sendo  reforçados no dia a dia diante do silêncio de outras pessoas e da ignorância de tantos.

O autor aborda a questão de como diariamente  muitas pessoas negras tem que ficar provando alguma coisa, que tem que ser o melhor para poder ter seu valor reconhecido 

Fala também da questão do preconceito ser algo ensinado e propagado criando raízes tão fortes que muitas pessoas nem enxergam situações racistas como ofensivas, como algo que magoa.

Fala também como muitas pessoas sentem vergonha de se assumirem  como negros, como se isso fosse diminuí-las perante os outros, então usam termos como moreno, moreninho.

Gostei muitíssimo do livro e é difícil falar sobre ele sem contar a história. Acho super válida a leitura e espero que possa ser lido por outras pessoas e que elas sejam igualmente sensibilizadas por ele.

Depois vou acrescentar uns trechos que achei interessantes

Nenhum comentário: