10 dezembro 2014

livro "Socorro leitora! O primeiro romance de auto-ajude-me" Gisela Rao


Título: Socorro leitora! O primeiro romance de auto-ajude-me
Autor: Gisela Rao
Editora: Matrix
Páginas:118


Detestei.
Estava esperando romance, comédia e até mesmo auto-ajuda. mas o livro é um tédio.
Deprimente até. Mas não é daqueles que tem coisas tristes que te fazem uma pessoa melhor, é daqueles que você fica se perguntando porque a personagem está aceitando fazer da propria vida uma merda com pessoas que não tem nada haver com ela, que não dão nem momentos legais para viver (muito menos para ler). Sério que relacionamentos tristes, deprimentes e sem sentido.

A autora informa que vai relatar seus três últimos relacionamentos para que possamos ajudá-la.
E relata. Com vários dispensáveis detalhes. E por outro lado quase nada de profundidade.

O primeiro ainda é um cara interessante, mas os dois seguintes são caras absolutamente desinteressantes, até deprimente mesmo. Só me ocorre essa palavra para falar desses relacionamentos.

Não gostei do jeito que ela escreveu o livro. Achei pedante. Ela cita desnecessariamente várias pessoas famosas que ela conhece/convive, outros não famosos de mais importância na história ela mal fala o primeiro nome. Fiquei cismada com isso. Depois ela coloca no livro outros textos que ela produziu, como um conto erótico e outro texto que abstraí. Mas chato mesmo são os momentos de relacionamento onde os caras tão cagando pra ela. E insuportável mesmo são os relatos de viagem que ela faz contando nos mínimos (e desnecessários) detalhes que ela fez a cada dia, citando a hora, onde comeu, o que, bebendo o que. Aff. Sério. Me deu nos nervos.
Gosto de relatos de viagens, mas quando estou pesquisando sobre relatos de viagem.

A impressão que eu tive é que ela só queria publicar um livro, sem pensar muito a respeito, ai juntou vários texto dela meio de qualquer jeito, fazendo propaganda do seu trabalho fora.

Não conhecia nenhum texto dela antes de ler o livro, pois não conhecia a autora. Depois que li vi que ela escreve no Vigilantes da autoestima, mas não tive paciência para ler muita coisa. Alguns achei legaizinhos, outros não curti.

Nenhum comentário: