04 julho 2012

livro "Dias e dias" - Ana Miranda


Título: Dias e dias
AutorAna_Miranda
Editora: Companhia das letras
Páginas: 240


Ando indisciplinada com o Desafio desse ano. Acabei deixando a correria e outros compromissos atrapalharem minhas leituras :(  
Por isso fiquei muito feliz de conseguir cumprir o desse mês já no comecinho. 
Hoje eu tive uma longa espera numa clínica onde acompanhei minha mãe para fazer exames e pude realizar minha leitura toda no mesmo dia, como antes de ir eu já sabia que a espera seria longa optei por levar o livro do Desafio desse mês que pedia um livro ganhador do Prêmio Jabuti. O meu escolhido ganhou o prêmio em 2003.

Não conhecia nada sobre o livro nem sobre a autora. Já comentei que não tenho o hábito de ler as orelhas e contracapa, fica meio na surpresa, mesmo quando adquiri o livro fiz a escolha pelo título que achei super interessante. Na verdade eu nem precisei adquiri-lo especificamente para o Desafio, ele já compunha minha coleçãozinha, reconheci o nome quando olhava as listas dos premiados. 

O livro é muito bacana, é um livro que usa como personagem o poeta Gonçalves Dias,

que no livro é tratado basicamente por seu primeiro: Antônio.  
A história fictícia é construida em cima da biografia dele e cita trechos de seus poemas, mostrando sua personalidade, seu despertar para a poesia e teoricamente os momentos em que seus poemas foram criados. Tudo bem que eu pouco lembrava dele da minha época de estudos mas muitos versos são mesmo inesquecíveis. Creio que ficaram marcados na mente da maioria dos alunos "Minha terra tem palmeiras onde cantam o sabiá, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá...". 

Mas mais do que um livro feito baseado na vida de alguém conhecido, o livro fala de amor e de espera (por isso Dias e dias), fala de como o amor, mesmo não realizado, é capaz de fazer quem ama ver as coisas sempre pelo lado bom, procurando justificativas e explicações para ações do ser amado. Onde qualquer outro diria que é pura ilusão para quem ama na verdade é pureza na alma, fantasiando sobre toda uma existência com alguém que sequer te olha, beirando mesmo a obsessão, pois nenhuma notícia sobre o ser amado passa sem ser longamente analisada, espezinhada, revirada. O livro é narrado em primeira pessoa e parece mesmo aquele momento fofoca sobre o ser amado e os planos que se tem com ele. Tem também muitos momentos de contextualização histórica mas é feito de um jeito interessante onde as personalidades históricas são parentes, amigos, que participam mesmo sem querer desse romance, dando informações, oportunidades ou incentivando os sonhos da personagem apaixonada

O livro também fala de outros tipos de amor: do devoto, do medroso, do mandão, do ciumento, alguns em outros personagens mas muitos deles se revezam no coração da sonhadora.

E mostram como esse amor é capaz de esperar, dias e dias. Anos.

Janeiro: - -
Fevereiro: "Paula", Isabel Allende
Abril:-
Maio:-
Junho:-

Um comentário:

Vivi disse...

Soa-me tão lindo. Obrigada pela dica. Vou ler!