21 junho 2013

Licor de laranja

Pra minha festa francesa resolvi fazer essa receita de Licor de Laranja do Tudo Gostoso
Apesar da inexperiência achei tranquila de fazer. Diminui a quantidade de cachaça pois além de não ter noção nenhuma de como ficaria eu queria uma bebida menos forte, mais agradável

Parta 4 laranjas maduras em quatro e coloca para macerar dentro de um pote com 750ml (a receita diz 1l) de aguardente  (usei a Sagatiba pura pois segundo algumas informações na net ela é uma das mais suaves), fecha o pote e guarda por 20 dias em um local escuro (envolvi o pote em jornal pois o armário em que o coloquei é aberto todos os dias e também para proteger de pancadas já que o pote é de vidro).

Decorridos os tais vinte dias tem que fazer uma calda com 1kg de açúcar refinado (dizem que é melhor para dissolver e não dar uma textura desagradável para a mistura) e 500ml de água, deixar esfriar. 

Coar a mistura do pote com um pano limpo e juntar a calda já fria, transferir para a garrafa definitiva e guardá-la no armário escuro por mais 10 dias.

Após esses dez dias o licor já pode ser consumido. Dizem que quanto mais velho, ficará mais suave o álcool, menos ácido, melhor.

Outra informação que vi em uns fóruns sobre e licor (fico devendo o link) e no perguntas e respostas do Yahoo é que essa mistura do açúcar e água  (calda) depois e não desde o começo da maceração, deixa o licor mais suave. E pode aumentar a quantidade para deixar mais suave ainda, mas com cuidado para não ficar muito doce (aumente mais a água), ótimo para quem usa pingas de alambiques por aí (que teoricamente podem ser mais puras mas mais fortes) e não essas industrializadas que tem que obedecer o limite de graduação alcoolica (apreendi com o google kkk).

Buscando informações sobre a cachaça mais adequada para fazer o licor (uma que fosse mais suave, não  descesse rasgando, existe?, ou ofuscasse o sabor da fruta), vi o este ranking das cachaças, que achei bem interessante, pois além da classificação traz uma série de informações sobre várias, melhorando a situação para leigos como eu.

Meu licor deu super certo, ficou uma bebidinha docinha bem gostosinha, daquelas perigosas que dá vontade de ficar tomando.

Nenhum comentário: