24 junho 2014

Livro "A face oculta" Maria Tereza Maldonado


Título: A face oculta - Uma história de bullying e cyberbullying
AutoraMaria Tereza Maldonado
Ilustradora: Manuela Eichner
Editora: Saraiva
Páginas: 92

Peguei alguns livros dos meus sobrinhos para matar a saudade dessas coleções teens. Rapidinhas e eficientes sobre diversos temas.

Esse trata sobre bullying, um problema que vem sendo de fato bem discutido nas escolas, para reduzir os casos dessas brincadeiras idiotas que machucam, magoam, e que muitas vezes são crimes.

A autora ilustra alguns casos e mostra diferentes reações das vítimas, uma que esconde de seus pais e professores com medo até de ser impedido de acessar a internet, outro já mesmo humilhado publicamente e em meio as suas lágrimas não deixa de denunciar seu agressor. O livro também alerta sobre a questão do afastamento familiar da vida do alunos que muitas vezes fica solto no mundo enquanto seus pais trabalham ou cuidam de outros problemas. Mostra alguns casos de pais que realmente são despreocupados, até infantis e autores também de bullying, mas ressalta que mesmo pais responsáveis podem ter filhos problemáticos se perderem o vínculos com seus filhos.

Por ser curtinho e de uma linguagem mais simples, é tudo rapidinho e soando até meio mágico, mas há sim a indicação de ações que o pais, a vítima e a escola podem fazer para prevenir, coibir essas ações, como campanhas de conscientização, depoimentos dos alunos vitimados para gerar empatia, além de alternativas de punição para que os alunos autores de bullying tenham chance de ressocializar e continuar sua vida escolar retomando laços de amizade e sua autoestima que em grandes casos são um problemas para esses pequenos tiranos.

Nenhum comentário: