23 setembro 2014

Organização para viagens

Não sou exatamente uma pessoa organizada, mas não gosto de bagunça. 
Então tento utilizar coisas que me ajudem a bagunçar menos, pois a bagunça me atrapalha, me atrasa e me faz perder coisas. 

Esse post é para comentar sobre alguns recursos que tento usar para me organizar em viagens:

*informação e planos:é importante saber quais lugares pretende conhecer no destino. Mesmo q goste de improvisar, prefiro ter um plano geral. Faço uma tabela dos lugares que pretendo ir a cada dia. Eles podem mudar, mas jactemos uma ideia geral do que me interessa na cidade.

*Lista: antes de ir tenho que fazer uma lista de coisas a levar. Ja tenho uma padrão pronta, só faço adaptações de acordo com a viagem. Mesmo quando parece ser simples fazer uma mala acho bom conferir pois eu já esqueci coisas como sabonete facial. Já teve amiga minha que esqueceu de levar calcinhas.

*mala organizada :tento colocar minhas roupas separadas por categoria, com uma pilha para blusinhas, outra para saias e shorts, outra para casacos e vestidos. Tem hotel com armário aí da para guardar bonitinho, mas em geral prefiro manter na mala

*Necessaires: faz parte da regra de separar as coisas por categoria. Facilita muito ter uma para cada tipo: lingerie, eletrônicos, remédios, kit manicure, maquiagem, bijus, cosméticos, etc. Elas ocupam mais espaço na mala, mas facilitam o dia a dia durante a viagem.

*cada coisa em seu lugar: tem coisas que usamos muito durante a viagem, que nem compensa ficar tirando e colocando na mala, como sapatos, casacos, livros, etc. Essas coisas eu costumo deixar fora da mala dursntebminhavestafia. Para a bagunça não tomar de conta tento manter no mesmo lugar. Os sapatos todos reunidos, se espalhar vira bagunça. Casacos no cabideiro e livros, mapas, catálogos ou revistas empilhados na mesinha.

*Lixo no lixo: uma coisa que da a maior cara de bagunça são sacolas, embalagens e etiquetas largadas. Nem sempre tiro a etiqueta na hora que chego já que posso querer trocar, mas quando vou tirar junto em um cantinho da cama ou logo em uma sacola e ao final levo logo para a lixeira, sendo csi pelo chão e vira zona. Lembro que em uma das minhas primeiras ida aos EUA tínhamos muito lixo para tirar do quarto,  afinal são  tantas ofertas que é impossível não comprar muito, mas ir colocando as embalagens rasgadas em sacolas, mantêm a ordem.

*Cosmeticos a mão: prefiro deixar os cosméticos que estou usando, na pia do hotel. Mais prático e não fico perdendo tempo pegando e guardando. Separo por tipo e deixo só os que uso com frequência, as reservas deixo na mala.

* Cama livre: a cama desocupada deixa o aspecto do quarto mais arrumado. Fora que em muitos hotéis as camareiras  tem a orientação de não mexerem nas camas que tem objetos ou roupas para deixarem exatamente como o dono do quarto deixou para não serem acusadas de furtar algo porque o dono não achou. Ou seja, não trocam lençol de camas que tem objetos ou roupas em cima se o dono estiver fora.


*registro e controle: gosto de anotar locais diferentes que foram aparecendo durante a viagem, pois sempre esqueço os nomes. Também guardo todos os comprovantes das compras e vou anotando os gastos. Importante principalmente em viagens com compras , para não perder o controle. Levo sempre uma pastinha para documentos e infos sobre a viagem, uso clips para prender os comprovantes e outros documentos.

*agua e frutas: adoro frutas e necessito de muita água. Sinto falta se não consumo, então sempre compro para levar comigo e para deixar no hotel e consumir ao longo do dia. Mas tem muita gente que muda radicalmente a dieta quando viaja. Meu corpo reclama se eu reduzir inadequadamente o consumo desses itens, prejudicando meu bem estar e a viagem 

É isso! São várias coisinhas que com o tempo viram rotina e melhoram a bagunça.
E o melhor, deixam a viagem mais tranquila pois reduzem a  perda de tempo e o estresse 

Nenhum comentário: