24 outubro 2014

Como guardo pequenos documentos importantes que usamos pouco

Domingo tem eleição de novo e me lembrei de vários casos que vi na outra votação. Tive que ir cedinho pois ainda ia trabalhar e várias pessoas estavam procurando por informações se poderiam e como fariam para votar sem título.

Devo comentar que tinha muitos sem identidade também e outros que não sabiam em qual seção votavam, além de outros tantos que não sabiam onde fica sua seção ( estavam na escola errada)

Quanto a identidade, acho que deve ficar com a pessoa, na bolsa ou carteira onde a pessoa for. É como o próprio nome diz sua identificação.
Simples assim. 
Perdeu, providencie a 2@ via.

Quanto a não saber qual ou onde fica sua seção, entendo que a pessoa pode não saber por diversos motivos, mas é um tipo de informação que a pessoa não tem que deixar para verificar no dia da votação. E muito menos ficar fula porque um mesário não sabe informar onde fica a seção 578, mesmo que lá tenha a placa dizendo que naquela escola tem da seção 120 a 152. 

Então voltemos ao título eleitoral. 
É um documento que a pessoa também não tem que deixar para procurar só no dia da eleição. 
Na verdade como ele é  usado de 4 em 4 anos apenas, não tem porque ficar mexendo com ele em outras ocasiões. Ele não precisa ficar na bolsa ou carteira, nem ficar mudando de lugar aleatoriamente, quando simplesmente não será usado.

O meu durante o período de hibernação fica em uma caixinha junto com outros documentos pequenos de uso ocasional


A cada 4 anos, quando vou sair para votar abro a gaveta, pego o título na caixinha, pego minha identidade na bolsa e vou para a escola votar. 

Quando volto guardo o título na caixinha de novo e só tiro de lá na próxima eleição. Ou no segundo turno, como desta vez.

Isso tem funcionado desde que tirei meu título. A gaveta já mudou, pois tempos se passaram e estive em casas diferentes. Já a caixinha, mega resistente, está comigo todos esses anos. Era do controle do meu primeiro carro.

Outros documentos que uso raramente e coloco junto para garantir que não vou perder:
Identidade comum ( já que uso a funcional no dia a dia ), só uso em viagens ao Mercosul
Carteira de vacinação internacional
Carteira de saúde (a minha é de quando era bebezinha)
Cartão da conta poupança ( a ideia é não sacar e sim depositar)
Passaporte ( não vou ao exterior todo dia) 
Cartões de fidelidade/desconto de lojas/empresas (em geral na hora da compra o número do cpf já da acesso aos descontos)
Cpf propriamente dito (ja consta na identidade)

E outros pequenos docs que não me lembro agora

 Essa enorme lista não pode andar na bolsa, nem ficar largada por aí, pois como não tem utilidade diária do serviriam de peso e volume na carteira e claro transtorno em caso de perda ou furto/roubo.

Sobre documentos grandes devem ser guardados em pastas, separadas por categorias, mas é assunto para outro post 

Nenhum comentário: