07 setembro 2015

Barraca para camping


Depois que aceitei o convite para acampar, comecei a fazer a lista das coisas que precisaria providenciar.

Um dos itens que é fundamental é a tal da barraca. 
Precisava de uma. Claro! Mas, dada a minha total inexperiência, qual comprar?
Comprar sim, porque apesar de não ter nem um pouco perfil de campista, eu prefiro comprar porque acho que o tipo de coisa que não se pede emprestado nem se empresta. Também prefiro ter algo que atenda as minhas necessidades.

Entrei nos sites de venda online e comecei a dar uma lida nos comentários das que tinham avaliações pelo menos três estrelas. Compro muito online e considero as opiniões postadas pelos clientes um ótimo recurso para ver os prós e contra das coisas que nos interessam. Muitas vezes trazem informações que não constam nas descrições dos sites.

Meu amigo campista profissional de camping familiar (leia-se leva de tudo no carro, característica da viagem a que fui convidada) me falou que ele prefere uma barraca onde consiga ficar em pé dentro, não só aquele espacinho para entrar engatinhando pra dormir. Concordei com ele completamente. Acho que eu me sentiria muito desconfortável naqueles iglus baixinhos, resolvi procurar uma com essa característica.

Outra coisa que ele me falou é que se eu preferisse o colchão inflável ao colchonete/saco de dormir, mesmo indo duas pessoas apenas na minha barraca eu tenho que comprar uma barraca para pelo menos 4 pessoas para caber o colchão de casal, pois o numero de pessoas p modelo de barraca é calculado para uso de saco de dormir e mesmo assim de um jeito apertado.

Também tinha a questão que não estava muito claro se iríamos apenas dois na minha barraca, pois duas amigas que não tem barraca estavam considerando ir também. Então seria bom ter uma barraca com espaço extra, além do espaço para dormir, (que descobri o nome é avanço ou avancê, tem gente/loja que chama de varanda ou até de sala dependendo do tamanho) útil para organizar as coisas, mochilas/bolsas e dependendo do tamanho até para alguém dormir.

Diante dessas características achei interessante a

Náutika Indy 5/6



Disponível em vários sites, não só em sites/lojas especializadas. Me pareceu alta e espaçosa. Não encontrei muitas fotos de como ela seria de fato nem muitos comentários à respeito. Todos que tinham eram favoráveis, mas pareciam marinheiros campistas de primeira viagem, como eu. O frete também assustou: caro e demorado, com risco de não chegar à tempo para minha viagem.

Então, continuei a pesquisa e achei outras duas interessantes. Detalhe que todas as três tem valor acima de R$500 e pesam entre 8 e 10kg, com relatos favoráveis sobre o espaço e de bom comportamento em caso de chuva

  Guepardo Zeus para 6 pessoas

Também disponível em várias lojas virtuais comuns, não só em lojas especializadas. Extremamente alta e espaçosa. Vi muitas críticas sobre a baixa qualidade das varetas. Também muita gente comentou que ela seria quente por ser escura. Detalhe que o avanço dela não tem lona no chão.

Quechua Arpenaz Family 4.1 4 p 


Apaixonei assim que vi! :) A marca tem barracas enormes. Fantásticas! Dá vontade de acampar todo dia. Eu fiquei na maior vontade, mas ela é mais cara que as outras. Mas é super elogiada pelo enorme espaço e qualidade. Também é elogiada pela facilidade de montagem, pois tem apenas três varetas. 

Coloquei na balança as características das três e a Arpenaz 4.1 ganhava em todas. Cada foto e vídeo sobre ela me conquistava mais. Ela tem uma sala grande, super útil para colocar as tralhas e podendo até ser aproveitável para mais pessoas, por outro lado apesar de grande ela não é um trambolho para duas pessoas (viagens de carro, para carregar na mochila, o que não é meu perfil, é preferível barracas menores/mais leves). Ótima para um camping mais familiar. O site da Decathlon também tem todos os detalhes sobre ela e muitos depoimentos, além de diversas fotos do produto disponibilizadas pela empresa e também fotos enviadas pelos clientes (fantástica ideia!) o que permite visualizar o produto em uma situação real. Adorei! Vi também outros depoimentos em blogs e nos mochileiros e só fui amando mais.

Pelas qualidades conclui que valia a pena o valor a mais, além do que o site cobra um frete barato e rápido. Com o frete as outras ficavam quase o valor da Arpenaz. Ou seja não ficava tão mais cara no fim das contas.

Fui lá e comprei.
Agora é esperar chegar. 
Comprei no dia 05set15. A promessa são quatro dias úteis.

Nas minhas pesquisas achei essa dica do blog Camping mais de conjugá-la com uma tenda da Quechua que tem telas laterais para ampliar a área útil para viagens com mais pessoas. Muito boa a dica, pois não precisa comprar duas barracas para ocasiões diferentes nem uma barraca gigante que fica encalhada porque não vai tanta gente com frequencia.

Deixe só eu virar campista profissional :)
É, vou ter que acampar muito para compensar o investimento :)

Nenhum comentário: