11 setembro 2016

Fazendo Compota caseira de morango

Esse blog tá parecendo blog de culinária de tanto que tenho falado de comida :)
E continuarei falando sobre os assuntos que me interessam e gosto muito de comida :)

Uma fato que torna necessário o registro (e opto também pelo compartilhamento) das minhas experiências culinárias é o fato que na grande maioria das vezes eu diminuo a quantidade apontada dos ingredientes (principalmente quando leva açúcar) para adequar ao meu paladar.

Então registro aqui as alterações pois repito muito as receitas e infelizmente mesmo achando a original até com facilidade eu preciso na verdade consultar o que deu certo pra mim após fazer as alterações, para facilitar encontrar e garantir sucesso nas próximas reproduções

Uma das coisas que mudo quase 100% é quando vou fazer compota de frutas (prefiro compota a geléia)

Todo safra de morango eu congelo em pacotinhos, para deixar disponível para vitaminas, mas ano passado além das porções congeladas eu resolvi fazer geléia e compota depois de comprar umas muito boas mas excessivamente doces.

Fiz novamente (creio que na panela foram 4 bandejinhas)


E resolvi registrar uns detalhes que  preciso me lembrar sempre que for fazer para não cair no truque da maioria das receita que são excessivamente doces:
  • Deixar a preguiça de lado e separar as porções para congelar e preparar as compotas assim que chego com as frutas, pois quanto mais tempo passa aumenta a perda de frutas. De um dia pro outro estraga mais da metade da bandeja
  • Quanto mais morango melhor, pode encher a panela sem medo pois reduz muito
  • Não precisa cortar o morango, inteiro fica ótimo para compotas, pois como ele amolece muito quando corta fica mais para geléia
  • não preciso colocar muito adoçante/açúcar, ao contrário das receitas que mandam colocar um monte. Um colher de sopa é suficiente para meu paladar.
  • Outra coisa é que 1/2 limão é suficiente para mim pois (1 inteiro como mandam) mais que isso fica muito ácido e pede mais açúcar. Tanta quantidade é necessária só se o período de conservação for muito longo. O meu dura 3 meses tranquilamente
  • Ao invés do 1/2 limão é melhor usar 1/2 maçã, não deixa tão ácida ou azeda
  • E NÃO colocar água pois a fruta no cozimento já solta muita água e mesmo colocando 1/2 copo como fiz  fica com líquido desnecessário, já que gosto mais seco
  • O período no fogo é de 30 min, mexendo de vez em quando para não queimar o fundo, mas com cuidado para não desmanchar demais as frutas




Quando fica pronto (o tanto que reduziu e a quantidade de líquido)


É só colocar em potes de vidros que tenham sido ferventados.
Ajuda a conservar essa delícia natural e com pouquíssimo açúcar por mais tempo :)



Nenhum comentário: