30 março 2018

Minhas Bases e BB Creams 2018


Tentei fazer uma postagem sobre minhas bases ano passado, mas dá muuuito trabalho, as fotos não ficam fiéis, muita informação, muita foto, cor diferente, textura, marcas.

Mas vamos lá esse ano resolvi fazer o esforço. Ficou longo, mas eu achei necessário comentar sobre minhas impressões sobre cada base ao invés de só postar foto falando que tenho.

Essas são as bases e BB creams que tenho no momento:


É muita coisa. Muita coisa mesmo. Ainda mais para uma pessoa que vem aderindo ao minimalismo.
Mas tem alguns fatores envolvidos:
  • Minha pele clareou bastante no ano passado e tive que começar a buscar minha cor de base ideal e essa busca é complicada
  • Durante muito tempo eu usei só BB cream ou protetor com cor e então nem me dei conta desse "clareamento" da minha pele. 
  • Passei a fazer proteção solar pesada, o que significa forte white cast (cara branca) e preciso então usar base por cima desse protetor branco para a deixar mais natural. Logo minhas bases antes usadas pouquissimas vezes agora acabam rápido, 3 ou 4 meses (usarei então uns 4 tubos por ano da de uso diário)
  • Agora considero que BB cream ou protetor com cor (sozinhos) não são suficiente para me proteger do sol
  • Minha pele é mista para seca mas em geral é mutante,ou seja tem momento que está bem seca que precisa de algo mais hidratante, senão craquela e marca super os poros, também tem outros momentos que esta mais tranquila e um produto hidratante demais pode pesar. Uma textura única não se mostra perfeita para todas as ocasiões.
  • E claro minha base para eventos não é o mesmo tom da base que uso por cima do protetor brancao, preciso de uma  um pouco mais escura para o dia a dia. Além de uma textura que combine com o protetor solar . Ou seja estou em busca de duas bases ideais :)
  • Também tenho protetor com cor que fica escuro demais para mim pela cor clara se escura demais ou pelo color adapt ser uma droga (já aprendi que color adapt sempre fica cara de tijolo em mim, nunca da certo, parei de comprar o que vem escrito isso mas estou usando o que tenho) então precisei comprar base mais clara para corrigir a cor e não desperdiçar o produto já comprado
  • Algumas dessas bases já estão no fim (Ruby Rose, Studio Fix da MAC) ou pela metade (Super Stay, BB Jolie, Bourjois) e nenhuma, nem das mais novas, está cheia, cheia. To usando meeesssmo. Percebi que uma base tá durando cerca de três meses para mim (lembre proteção solar pesada e brancona todos os dias e base por cima).
  • Algumas bases tem valor bem elevado, as vezes acho válido pagar tamanho valor, mas em outros momento percebo que não é, tem muita base no mercado e não tem sentido uma base de dia a dia ser excessivamente cara.


Diante desse drama todo iniciado em julho de 2017, resolvi no periodo de um ano me dedicar a essa busca, testes e experimentações $$ em bases para chegar nas desejadas bases ideias (para eventos noturnos e para o dia a dia com proteção solar pesada e brancona por baixo). E depois desse periodo focar em comprar apenas as duas ou três que me atendam melhor.

Estive na Sephora (três vezes), na MAC, no Boticário, na Quem disse Berenice e na Panvel, além de uma farmácia grande e loja de makes baratinhas que tem por aqui testando várias bases e tons em busca dos meus. Ainda acho que  não tenho a base perfeita. Pois além da cor  (que é um grande problema), pesa bastante para mim a questão da textura e sensação na pele pois tenho a pele seca, por outro lado sinto que bases para esse tipo de pele não duram tanto ou não combinam com o protetor solar

Mas que fique claro que tenho todas essas bases (e algumas aquisições virão ainda até o meio do ano) e todas elas são utilizadas. Sim são. Nesse mundo de misturas da vida e principalmente de proteção solar pesada acabei tendo a necessidade de ter bases mais escuras e mais claras que meu tom real para poder usar por cima de protetores que são muito brancos ou escuros (protetor c cor tem pouca opção ou oxida) demais. E o que não der para usar assim da para usar dentro de casa mesmo, onde preciso de camada de cor para proteger minha pele contra a luz visível, já que tenho melasma.

Ou seja, aqui nada se perde :)

Bora para a primeira leva de bases que tenho atualmente (de um modo geral as mais usadas, pois tem clara p protetor escuro, base em tom próximo do ideal para usar só e base escuras para usar com protetor brancão):


Ruby Rose, cor L2: ganhei de uma amiga. É bem baratinha e na cor L1 a L4 é fácil de encontrar, mas pelo que vejo outras são mais difíceis. Povo ama cobertura  que é bem reboco e o fato dela ser bem sequinha. Espantosa a cobertura mesmo. A cor é a indicada para mim em todos lugares que fui depois mas é clara para mim, mas um claro aceitável. Funciona bem sobre o protetor solar mineral da Bioderma que na cor claro que fica escuro em mim (e não seca nunca). Eu não compraria para meu uso diário pois acho seca demais para minha pele. Já vi vários casos de pessoas dando espinha com elas. Tomo cuidado para não causar ressecamento na minha pele já seca nem espinha cosmética. Uso apenas uma vez por semana. Acho que fica uma boa combinação com ele. Está acabando e devo comprar outra esse ano (talvez duas)  para finalizar este protetor, já usei 1/3 dele com um tubo dela, por isso imagino que usarei mais duas dela.

Bourjois Health mix serum, cor 52 Vanille: amo a textura, sensação na pele e aroma. A cor fica muito boa sozinha, não dá para usar com protetor solar pois fica muito clara, mas ela também não dá para usar em festas pois estoura muuuuito no flash. Tirei umas fotos no reveillon e fiquei com uma máscara branca terrivel nas fotos :( uma pena pois a textura é ótima. É uma base cara por aqui, na faixa dos 100$, valor que acho pagável mas caro para uma base que é originalmente uma base barata de farmácia. E acho que está saindo de linha porque não está fácil encontrar por aqui e nos estandes da marca nas farmácias européias não tinha mais essa linha de bases, só outras :(

Bourjois Health mix serum, cor 53 Beige Clair: Comprei na Sephora em Porto Alegre após ver as fotos com a cara branca no reveillon, imaginando estar com a cor muito clara (num primeiro momento a 52 dá essa impressão mas elas oxidam), mas essa cor fica um pouco escura para mim e ainda assim estoura muito no flash. Acho muito hidratante para usar sobre o protetor mas tenho usado assim, pois sei que não posso me apegar mesmo a elas.

Super Stay 24, Maybelline cor Porcelain Ivory light: Eu já tinha a cor Natural Beige que comprei as cegas em uma viagem aos Eua e é escura e beeeem rosa e curiosamente esbranquiçada. Resolvi comprar online essa cor mais clara, também às cegas. E ela não funciona legal para usar sozinha pois o seu rosado puxa muito para um branco/acinzentado, mas usei muito por cima de um protetor com cor da Profuse que oxida muito e fica mega escuro (me deixa com cara de tijolo). É uma base na casa dos 65$ por aqui, acho elevado. e ruim não ter como experimentar a cor, me parecem ter esse excesso de rosado e esbranquiçado (uso bases de fundo rosado, mas eles exageram). A textura é meio estranha, porque não é tão matte mas também não é tão hidratante, então fica bom, mas fica ruim sabe. Mas ela está em uso firme. Consegui salvar a outra escura, misturando com uma base da avon que era muito amarelada para mim e acabou ficando num tom próximo da Porcelain e uso no mesmo esquema.

Beyond Perfect Clinique, cor Ivory 6: Base cara! Comprei na Sephora francesa. Paguei o equivalente a 170$. Eu tinha uma baita curiosidade por essa base, que custa 199$ por aqui, pois a promessa é ser hidratante e tal, mas nunca achava minha cor. Lembro que sempre testava naqueles quiosques de aeroporto. Resolvi comprar  pois essa cor é idêntica á Revlon Colorstay Normal a Seca 220 Natural Beige, e ambas ficam legais sobre meu protetor solar brancão e fotografam super bem. Nossa ficam muito boas mesmo. Eu acho a da Revlon até melhor. Pessoalmente eu acho que fica um pouco escura ainda, mas tolerável e penso em comprar um tom mais claro. Mas eu não acho que elas (clinique e Revlon) são tão hidratantes quanto declaram e poderia, ainda acho que marca um pouco os poros. Como apesar de ter testado na Sephora e usado bastante na viagem a Europa sobre o protetor ainda acho um pouco escura. Pensei em comprar a Alabaster que seria mais clara. Mas to pensando ainda, pois é uma base bem cara e como disse a sensação na pele ficou mais ou menos. Vou testar acrescentando as gotinhas de oleo. Pelos 199$ tem que ficar ótima kkkkkkk

Full coverage 2-in-1, Kiko Milano, cor BW30: A compra mais as cegas dos ultimos tempos. Queria uma base da marca que é tão elogiada, mas eu já tava cheia de protetor solar e make em Roma e não queria tirar só para testar e ficar desprotegida depois. Falei para vendedora que minha pele é seca e que usa a NW20 da Sculpt da MAC, ela me apontou essa linha de base e essa cor. Testei só no braço mesmo e achei legal. Vi que as outras linhas eram matte e desconfio que essa também é mas não tem escrito, ainda assim comprei e depois fiquei me perguntando porque. Pelo menos dá para usar com protetor brancão. Acho que paguei de 17$ euros. Da um preço razoável por aqui.

Revlon Colorstay Normal a Seca 220 Natural Beige: Já elogiei anteriormente e gosto bastante mesmo. É incrível para fotografar, tanto que comprei duas e cogitei fazer estoque. Uso muito com protetor brancão, uma já está nas últimas, após três meses de uso  praticamente diário. Encomendei online a cor 180 Sand Beige que é a versão amarelada desse tom e vou ver se ela fica melhor (já testei antes e achei cara de tijolo), mas vou testar mais, testar misturando as duas cores para ver se anulam os excessos da outra e se ainda assim achar que ainda fica escuro sozinha (lembre que preciso de base para festas e para usar sobre o protetor brancão) pretendo comprar a  mais clara150 Buff, mas tenho dificuldade de admitir que sou cor de gesso. Também acho que essa deveria ser mais hidratante por mais tempo. Na hora é otima, mas depois de algumas horas preciso hidratar a pele sim. Também vou testar com as gotinhas de óleo para ver se melhora a sensação na pele.

Abaixo segue a foto mostrando as cores das bases, só que está invertida, pois tirei de frente para o espelho:


Repare que a L2 da Ruby Rose e as cor es 52 Vanille e 53 Beige Clair da Bourjois praticamente some na minha pele. Mas não acho tão perfeitas assim no rosto. Mas a da Ruby é mega seca para mim e essas da Bourjois tão difícil de achar para comprar. Fora que estouram no flash. Vida difícil.


Outras bases e BB creams que possuo:



Base liquida da Vult com vitamina E, cor 1: A textura dessa base é maravilhosa na pele, me lembra muito a sensação que as da Bourjois dão. E ela é bem barata, acho que 24$. Ela é bem liquida, mas é chatinha de espalhar, mancha fácil. O que complica usar com protetor. Também tem o fator que ela dura pouquissimo sobre a pele, infelizmente, pois é bem gostosa de usar na pele seca.

Studio Sculpt MAC cor NW20: Base cara também. 175$ Acho que é a mais cara que tenho. Sensação maravilhosa na pele. Incrivel mesmo. Comprei por ser uma base bem hidratante já que minha pele é seca. E nesse ponto ela é muito boa mesmo. Legal para usar sozinha em eventos noturnos. Mas eu ainda acho que ela mostra muito meus poros abertos, queria mais magia pelo preço que paguei e tem que tomar cuidado porque de perto ela estoura no flash. A cor fica um tico escuro, que dependendo do dia acho tranquilo, tem outros que me incomoda um pouco. Inclusive foi uma novela comprar essa base porque cheguei pedindo a NW20 já que a NW25 da Studio Fix estava escura e seca para mim. A vendedora queria que eu levasse a NC15, bem mais clara mas tirei várias fotos com ela a NW15 e achei muito clara, não sei. Até a NW20 não me deixou 100% satisfeita nas fotos (estourando). Mas achei uma queda muito grande baixar da NW25 para a NC15, Mas a NW20 na Studio Fix é realmente escura para mim por isso mudei para a Sculpt mesmo. Ainda cogito comprar a Studio Fix pois ela é referência para cor de bases em outras linhas, mas tenho que ver qual cor ficar melhor.

Studio Fix MAC cor NW25: Comprei há 5 anos em uma viagem aos Eua e ano passado percebi que ela estava escura para mim. Era uma base cara que eu quase não usava, pois achava secar para mim e preferia um BB Cream ou protetor com cor. Aí começou minha saga em busca de base. Curiosamente depois que ela ficou "ruim" para mim, ela usei loucamente e ela está no fim, pois por ser escura fica boa para usar por cima de um protetor brancão. Amei ter descoberto esse uso e ter feito valer cada centavo. Como falei gosto da linha por ela ser uma boa referência de cor para compras e realmente ela dura muito na pele. Imagino que hidratando mais e acrescentando uma gotinha de óleo eu consiga que fique mais confortável por isso eu pretendo comprar outro tom mais claro desta base.


BB Cream Jolie de Vogue, cor Light 10: O melhor BB cream que já usei, tanto cor como sensação na pele e durabilidade. Além de ser barato. Mas como nada é perfeito ele tá acabando e não tenho como repor. Comprei em uma viagem à Colômbia em 2015 no chute mesmo pois não tinha como testar, fiquei com vontade mas com receio de comprar mais e não dar certo a cor. Infelizmente gostei e não tem mais dele. Uso muito BB cream para proteger dentro de casa onde o foco é proteger da luz visível. É bom que a cor ajuda e a hidratação também.

BB Cream L'oreal cor claro: Gosto bastante da textura ,as a cor é escura para mim, amarelada demais também. Felizmente consigo usar com o protetor brancão. Vou testar mais vezes e se der certo é uma opção barata para fotoproteção diária. A não ser bases compradas erradas que sempre poderei usar nesse recurso. Ando meio mão de vaca para testar BB creams porque as cores são muito limitadas, esse mesmo também só tinha três tons disponíveis e alguns estão bem salgados, além das texturas complicadas já que prometem tantas funções.

BB Cream New Nude Magique L'oreal cor claro: Ele [e branco, mas quando a gente espalha na pele ele se adapta e adquire cor. E eu não tenho sorte com essas coisas que se adaptam, sempre ficam mega escuras para mim. Esse fica super. Tenho dois. Comprei na free shop voltando da Colômbia. Achei bem legal na época mas estava mais escura, depois ficou uó. Uma amiga até pediu que eu doasse para ela mas eu tenho usado com o protetor brancão. Não vi sentido em desfazer dele já que preciso de maquiagens mais escuras para amenizar o protetor branco. Uma pena, pois a sensação na pele é muito boa.


Abaixo a foto das bases e BB creams sobre a pele. Também está invertida, esse branco é o BB cream que comentei por último e assim sucessivamente:



E claro que tinha que esquecer alguém.
Esqueci de colocar a Base Superfluída da Quem disse Berenice, cor 1 na foto:


Comprei em Palmas em outubro passado depois de uma aula de auto maquiagem. Estava em promoção então o preço foi bacana, se não me engano foram 46$. Acho elevado o valor normal. Achei bacana que ela cobre bem rápido e com pouco produto. Mas a luz da loja é estranha, amarelada e escura. Depois fora da loja achei clara mas ela oxidou um pouco ai fiquei meio assim, mas acho que mais que a cor o problema é o efeito matte, que não é para o meu tipo de pele. Eu uso mais como misturinha em bases mais escuras para clarear a cor.

Teoricamente ela e cor 52 Vanille da Bourjois são as cores que mais se adaptam a minha pele  quando usadas sozinhas


São tons claros



Que somem na minha pele quando esfumado no teste.


Mas eu não acho tão perfeitas. E ambas estouram no flash :(

De todas a minha favorita para usar sozinha em eventos é a Studio Sculpt MAC cor NW20 mas a bicha é caaaara. No dia a dia por cima do meu protetor brancão gosto bastante da Revlon Colorstay para  pele normal a seca, funciona bem com protetor solar e sozinha para festas, pois fotografa super bem das duas maneiras.  E ela tem um preço médio, na faixa dos 65$. Falta mesmo encontrar meu tom ideal nela e sempre hidratar, talvez acrescentar um oleo facial pois ela ainda é um tanto seca. Eu ainda acho que ambas marca um pouco os poros, principalmente depois de algumas horas de uso, mas estou testando opções de primers também.

Quem chegou até aqui na leitura obrigada :) e espero que tenha entendido o porque da minha saga em busca da base perfeita ainda continua, mas a meta é resolver  isso até o meio do ano (1 ano de saga) e a partir daí focar nas duas ou três que melhor se adaptem as minhas necessidades



Nenhum comentário: