30 junho 2018

Vela

Adoro usar velas pra iluminar.
Eu comprava muito vela perfumada, mas são caras no Brasil, caríssimos na verdade, mesmo velas pequenas são bem caras, fora que queimam super rápido.

Mas como eu gosto muito, acho a iluminação da vela confortante, ótima pra tomar banho à noite  ou ficar lendo, aliviando a iluminação eletrica que é mais agressiva e nos mantem alerta. A luz bruxuleante da vela já vai me relaxando e fazendo o sono chegar logo.

Como está caro bancar esse luxinho e percebi que o importante pra mim é a iluminação relax que uma vela traz, não o fato de ser aromática (a maioria aqui no Brasil não cheira nada quando acesa, só promessa), então resolvi testar com vela simples mesmo, essas velas votivas que são grossas e baratas e deu super certo


Coloquei em um pote grande de uma vela minha que acabou e funcionou exatamente da mesma maneira. Com a vantagem de ser infinitamente mais barato (10$, 15$) que uma vela aromática (50$, 80$). 

Simples e barato. E fácil de repor. Tudo que adoro.


Uma coisa que eu acho legal pra quem quer usar a vela é  que deve usar um acendedor ou um isqueiro, evitar usar fósforo, primeiro porque eles tem cabo curto o que não é prático e quando a vela está mais baixa no pote pode queimar a mão e outra é que quando você risca o fósforo fica o cheiro dele no ambiente, que fica mais intenso ainda em um quarto.

Tenho esses dois, o mais barato é o alongador de isquieiro, mas o outro é bem mais bonito. Ambos duram bastante.


Eu já testei essas velinhas artificiais de Led G e a iluminação é razoável, não é ruim, mas por outro lado ela usa pilha e isso é mais custo e lixo gerado, mas em termos de segurança e praticidade também é uma boa opção.


Também dá um bom efeito no ambiente.


Eu acho que ilumina menos que uma vela comum, mas não chega a ser ruim


Coisa muito importante ao se usar vela é o cuidado com segurança. Tomar medidas para prevenir queimaduras no manuseio ou mesmo um acidente em caso de queda. Por isso sempre use um pote que tolere a alta temperatura, que mais alto que a vela e mantenha ele em um local com menos risco de queda e mesmo com esse cuidado, não deixe em volta ou onde ele possa cair nada que seja altamente inflamável, como papel, perfume, bonecos ou almofadas, pois um acidente com essas coisas em volta pode rapidamente virar um incêndio e machucar pessoas gravemente e até queimar uma casa toda.

Nenhum comentário: