09 agosto 2018

Minha história complicada com os perfumes da Avon

Comecei um reflexão sobre a minha relação com as marcas de perfumes nacionais e já comentei sobre a:

Recebi ontem uma encomenda de perfume da Avon que ilustra claramente dois dos grandes motivos que acabaram me afastando da marca e me fazem evitar testar coisas dela, então bora aproveitar o momento frustração e discorrer à respeito. 

Antes de tudo quero deixar claro que sei que a Avon é uma marca de origem norte americana então por definição não seria uma marca nacional, mas como ele é uma marca que nos rodeia desde de sempre, super acessível no sentido de haver milhares de venderoras em todos os lugares eu (e muitos) acabei tendo essa percepção de que é uma marca que está aqui, logo é daqui, me entendem? Hoje ela é uma marca que tem perfumes nacionais e importados, mantive na categoria nacional para simplificar. Então vambora falar dos probleminhas e boas experiências.

Eu tenho apenas esse perfume Far Away Gold 


Que demorou pacas para ser entregue encomendei dia 31de maio e só recebi 8 de agosto e  ainda veio errado pois encomendei o Infinity não o Gold, então bora lá para os problemas que em geral tive com a marca mesmo sendo super fácil comprar dela.

Tenho alguns motivos para não ter mais fragrâncias da marca:
  1. Coisa rara é encontrar uma revendedora que tenha amostra dos perfumes ou qualquer outro item. Não sei sequer se a marca fornece/vende mas não tem. De vez em quando nas revistas vinham aquelas bolinhas de plastico colada que teria o cheiro e a gente levanta para sentir mas acho nada haver
  2. No catálogo mal há a tipificação da família olfativa, que em geral é bem vago ou esquisito. Acho que eles poderiam fazer uma breve descrição das notas e da ideia do perfume, mesmo que fosse num anexo da revista para não poluir visualmente
  3. As revendedoras que tive contato em geral nem conhecem os produtos. Muitas simplesmente entregam lá a revista, não que tenha que ficar em cima mas se você vende algo você tem que conhecer e muito bem. Sei que não dá para ter tudo mas não dá vontade de comprar perfume de quem só conhece algum creme, o primer Magix e um ou outro batom.
  4. A marca tinha uns frascos estranhos antigamente, mas nem pesava tanto isso para mim, mas realmente não atraía. Agora tem investido mais em beleza e mesmo os de visual clean tem aspecto elegante
  5. Já arrisquei algumas compras às cegas já que a marca pelo menos tem uma política boa de grandes descontos com grande frequência, mas fui infeliz várias vezes.
  6. A marca tem uma linha de classicões/vintage que até respeito e admiro que é a linha Cristal mas não uso e não fixam tanto, mas reconheço que são bem baratos então acaba não sendo tão insana a fixação baixa
  7. Durante muito tempo além das tentativas as cegas conheci alguns perfumes da marca através da minha irmã mais nova que além de não ter muito critério para escolher, usava quantidades absurdas de perfumes o que acabou me fazendo detestar vários perfumes de várias marcas
  8. Apesar do tempo de entrega previsto quando fazemos um pedido em geral ser razoavelmente curto, por várias e várias vezes meus pedidos demoraram para ser entregue
  9. Com frequencia o pedido que fiz vinha incompleto
  10. Várias vezes veio produto diferente do que eu pedi
  11. A marca tem investido na loja online mas ainda tem uma exigência alta para o frete ser grátis, R$ 200

De um modo geral isso essas são as principais coisas que me afastam das fragrâncias e outros produtos da marca.

Esses problemas não foram com  apenas uma revendedora, foram várias. Por isso não sei dizer se o problema é falta de interesse/profissionalismo/valorização da revendedora. Todas as vezes que demorou para chegar, não veio ou veio errado ou mesmo coisa completamente diversa da categoria do meu pedido elas falaram que foi o que receberam do centro de distribuição. Sei que tem revendedora que fica esperando juntar mais coisas para fazer o pedido junto à empresa e entendo mas acho desleal quando você apresenta outro prazo para o cliente. E acredito sim que há problemas na remessa dos produtos pelo fornecedor e com certeza problemas de distribuição e tão frequentes assim atrapalham mesmo a relação com o cliente e minam a fidelidade dele.

Eu parei de comprar qualquer coisa de catálogo há muitos anos pois além desses problemas tem o fator discrepância, por não ter amostras, vinha observando que eu gastava um valor razoável mas eu não ficava satisfeita com a maioria dos produtos que entregavam pois quando vinham no prazo certo, não vinham errado a cor ou cheiro completamente nada haver com o que aparentava na revista. E sei que ao comprar de catálogo eu estava assumindo esse risco e eu não estava mais disposta a assumir. Então simplesmente parei. E foi super simples, na verdade nem me fez falta. Fui percebendo que a compra de catálogo era mais um hábito de ter uma vendedora conhecida que vinha mostrar e a gente parava para olhar, logo comprava.

Para não dizer que eu não comprava mais nada eu continuei comprando a bisnaga de redutor de cutículas que acho muito boa e só.


Que eu me lembre os perfumes da marca que eu já tive foram o Secret Fantasy e o Petit Lavande que ainda gosto muito

Depois de alguns anos vejo as novas fragrâncias da Avon circulando em algumas prateleiras e sendo alvo de elogios e acho muito bom. Acho bom que a marca tenha investido em mais opções e em qualidade também, pois é uma marca acessível (disponível e barata). 

Alguns foram me despertando aos poucos a curiosidade e hoje falo que tenho vontade de experimentar o Pur Blanca (que minha irmã exagera fez odiar), o Far Away Infinity e o Sparkling Atitude.

Ia tentar comprar no site da marca mas o frete me afastou, resolvi procurar uma revendedora e pedi o o Far Away Infinity  e infelizmente voltamos aos velhos problemas: pedido demorou mais de dois meses e veio errado :(

Nenhum comentário: