27 novembro 2011

Cancelamento de passagem aérea

Pela primeira vez precisei cancelar uma passagem aérea, pois tive que cancelar a viagem :( e claro fiquei triste por não viajar mas tenho novos compromissos que não posso adiar e minha companheira de viagem também, logo bye bye viagem. 

Então fui em busca de mais informações a respeito de cancelamento/remarcação de passagem aérea.
Sabia que tinha taxa e que ela não era barata mas não tinha dado atenção por nunca ter precisado.

Eu já vinha inconscientemente adquirindo algum conhecimento a respeito porque a Andrea já teve cancelar várias vezes e sempre comentava comigo os trâmites, além claro de lamentar a viagem perdida (algumas que inclusive era para ter ido comigo). Uma das coisas muito úteis que ela já sofreu e me ensinou é que muitas vezes as pessoas pensam em simplesmente não aparecer no aeroporto (ela inclusive na primeira vez que precisou foi orientada erroneamente pela atendente a fazer isso) é o tal do NO SHOW, mas na verdade esse No Show, pelo menos na Gol linhas aéreas tem a taxa mais cara que o cancelamento. E como a taxa é aplicada por trecho, juntando as duas dá quase 3 taxas de cancelamento. Ou seja é melhor cancelar a passagem, você paga caro (acho todas as taxas caras) mas paga menos. O lance é fazer antecipadamente, pelo que vi até um dia antes dá pra fazer na boa, mas acho que até algumas horas rola sem problema.

Outra dica super válida que ela me deu é tentar ao máximo fazer as mudanças/alterações pelo site da empresa do que pelo telefone. Primeiro porque o telefone é um 0300 vc já paga só por ligar :) e  muitas vezes ele cobram uma taxa de administração de R$ 30 pelos serviços prestados, tipo assim não vejo lógica com tanta coisa que já estamos pagando. Por isso corro do 0300. O site é bem intuitivo é só ler que dá pra fazer tranquilo a compra, cancelamento ou remarcação.  

Por falar em remarcação, na hora das alterações é dada  a opção de remarcar ou cancelar. Se escolher remarcar tem que marcar a data nova na hora, será subtraído as taxas do que você pagou da passagem (valor total) e  se sobrar alguma grana ela é usada para adquirir uma nova passagem (dependendo do preço que tiver cotado vc pode precisar completar o valor. Eu acho melhor só remarcar se tiver certeza que vai viajar naquela data, pois se for re-remarcar (kkkk não existe mas acontece muito) terá mais taxas a pagar. Já se for cancelar fica um crédito no seu cadastro junto à Gol (é necessário que tenha cadastro) e você poderá marcar a nova viagem mais pra frente.

Atenção para o fato que a gente tem o prazo de 01 ano para usar esse crédito. O detalhe é que essa prazo conta a partir da data de aquisição da passagem original, não da data do cancelamento.
Descobri esse detalhe esses dias e agora estou a caça de uma promoção pois serei obrigada a marcar logo uma outra viagem para não perder esse crédito. Gosto desse tipo de obrigação :) Lembro que fui obrigada a passar uma semana na praia em julho para usar umas milhas aéreas que eu não tinha recebido antes e foram creditadas próximas da data de vencimento. Até meu chefe se compadeceu de mim kkkkkkkk

Sobre o Reembolso - que também é uma opção disponível no site acho que não compensa pois tem mais taxa em cima, se não me engano 20% do valor que tem de resíduo. Pra mim que viajo algumas vezes por ano e quero viajar cada vez mais (êeeeeee!!!!) é melhor ficar com o crédito no cadastro na Gol e usar para adquirir a próxima passagem. Venham logo promoções!!!

Outro detalhe é que quando a gente compra passagens para várias pessoas elas ficam vinculadas no mesmo código localizador, portanto teoricamente são obrigadas a viajar juntas, mas é possível que apenas uma delas cancele a passagem e as outras sigam viagem tranquilamente, só que é necessário ligar no 0300 e pedir para separar a pessoa que não poderá ir e quem comprou a passagem vai receber um email com o novo código localizador e poderá entrar no site e cancelar apenas a passagem daquela pessoa. Fiz isso inicialmente pois teoricamente apenas minha amiga não iria, mas como eu não poderia ir também optei por cancelar tudo.

Nenhum comentário: