22 dezembro 2012

Crepe "Se vira"

Apesar de óbvio resolvi servir crepe na minha festa francesa.
É bom porque é uma coisa razoavelmente simples e fácil de produzir em grande quantidade, além de ser bem gostoso. Adoro!

Ao invés de contratar uma empresa para ficar fazendo na hora comprei vários ingredientes para "recheio" e coloquei em diferentes potes de vidro montando uma linha de serviço, onde cada convidado fazia seu próprio crepe. O convidado pegava uma frigideira anti aderente colocava a massa do crepe (tinha uma pilha com massa já pronta) e passava pela linha escolhendo qual ingrediente (e quanto) queria. Na ponta seguinte tinha um fogão pequeno (de acampamento) e para que o convidado pudesse aquecer e fechar seu crepe.


A idéia fez tanto sucesso que muitos não conseguiam fechar :)

Apesar do requinte que o tema da festa sugere pude ficar tranquila com essa proposta pois minhas festas em geral tem muito este estilo self service. Os convidados que em sua maioria já frequentaram outras festas sabem que não contrato garçon e reina o clima de informalidade cada um indo buscar sua comida e bebida. Desta vez muitas pessoas imaginaram que teria crepe com uma equipe preparando mas com certeza preparar o seu foi bem melhor. Quando a pessoa chegava na mesa eu explicava como era o procedimento e em alguns casos fazia uma demonstração e depois de pouco tempo tava todo mundo muito à vontade, enchendo a mesa e os crepes. A idéia foi muito bem recebida. Eu já avisava logo o convidado que chegava que pra comer tinha que fazer :)

Optei por fazer desta maneira pois além de reduzir os custos eu poderia oferecer mais variedade de recheios além de realmente cada um colocar a quantidade do que quiser, cansei de ver gente pedindo para colocar mais uma porção em eventos onde teve esse serviço, fora a fila. Cada convidado preparar o seu com certeza deixou o crepe mais gostoso e mais caprichado, recheado e variado. No fim saiu cada X Tudo :) e convidados mais satisfeitos.

Minha recomendação para quem quiser usar a idéia é deixar bastante massa pronta (buscando fazer o mais fina possível) e várias frigideiras antiaderentes para minimizar formação de fila. Deixei apenas duas e embora não tenha sido um grande problema acho que mais duas teria dado mais fluidez. O fogãozinho também era de duas bocas. O fogo baixo ficava ligado o tempo todo para economizar tempo e manobra e evitar acidentes. Claro que quando mexe com fogo tem que ter muito cuidado, quando várias pessoas vão mexer com fogo esse cuidado tem que aumentar mais ainda.

Recomendo que tenha um pegador ou colher para cada item pra ninguém ficar esperando por ninguém nem misturar os ingredientes. Ao invés de tentar levantar o crepe (já recheado) com a espátula, coloque a frigideira do lado do prato e incline um pouco, que o crepe vai deslizar até ele intacto. Também recomendo para os crepes salgados colocar o queijo primeiro por toda a massa e depois os outros ingredientes apenas na metade da massa, pois facilita na hora de fechar. Nos doces é importante observar se a massa não está furada pois o ingredientes mais líquidos podem vazar e fazer uma lambança na frigideira. Também é bom untar de vez em quando a frigideira espalhando uma gotinha de óleo com um guardanapo.

Os itens que coloquei:
Salgados:
Queijo (ralado) Calabreza (picada), Salame (rodelas), presunto (ralado), Atum, bacon (picado), frango desfiado (e temperado), Azeitonas (sem caroço), palmito (picado), pepino em conserva (detesto, mas fez sucesso), cogumelo, milho, tomate cereja (partido ao meio),

Doces:
Morangos, abacaxi, uva (fatiada em 3 e sem caroço), banana (fatiada), passas, doce de leite, coco ralado, amendoas, chocolate derretido, leite condensado, chantily, canela

O bom desta proposta  é que a pessoa pode colocar só alguns itens no prato e comer como aperitivo, além dos doces que viram facilmente um fondue simples.

Ah, a massa é mega simples
Bata no liquidificador
1 ovo
1 e 1/2 xic (chá) de leite
1 xic (chá) farinha de trigo.

Rende 7 unidades.

Nenhum comentário: