18 junho 2013

Abalando minhas estruturas duplamente - cabelos grandes e "lisos"

Tive os cabelos compridos por muitos, muitos anos. 
Meus cabelos são bem ondulados, indo para encoracolados mesmo, além dessa textura tenho muito cabelo e ele é mega volumoso também e super secos. Não facilita em nada. Então sempre fui pesquisando, buscando informações  alternativas que me ajudassem a cuidar dos meus cabelos, pois fato é que as revistas  de quando eu era adolescente e muitas ainda hoje em geral só trazem informações para quem tem cabelos lisos (normais ou oleosos).

Já usei meus cabelos em várias cores e lá pelo ano 2001 estava com eles longos e pretos (a cor natural é castanho claro, louro escuro dizem alguns). Como fiquei uns 3 anos com ele pretos estava enjoada do processo de tintura que exigia um retoque a cada 15 dias. Não tinha mais paciência para isso. 

Também tem o fato que nunca me dei bem com salão, era sempre uma canseira pra marcar em horários tortos, pagar caro e nem ter um bom resultado, pois nem sempre são bons bons profissionais que abrem salão. Sinceramento como minhas pesquisas e conhecimentos que adquiri eu teria condição de abrir um salão melhor do que tantos que existem na minha cidade. Nunca me habilitei pois não gosto de trabalho tão braçal e repetitivos (já tenho tendinite só de digitar), ainda mais trabalhando em pé e com uma concorrência desleal e picareta. Gosto do conhecimento para usar em mim e procuro aperfeiçoá-lo cada vez mais.

Como eu queria parar de pintar e já há algum tempo vinha com vontade de tê-los curtos, pois quando eu era criança tinha o cabelo chanelzinho (redondo), ele foi crescendo e mantido grande na adolescencia em diante por preguiça, porque era mais fácil prender, não necessariamente por desejá-lo assim e não tinha paciência para a experiências de salão. Enfim resolvi resolver os dois problemas de uma vez cortei joazinho. Ficou curto e sem tinta.

Choquei geral a galera mas amei. Pela primeira vez me achei bonita em uma foto 3x4, terror da galera. Fiquei pouco mais de um ano desse jeito e acabei deixando crescer um pouco mais pois era dificil achar uma cabeleireira que conseguisse manter esse corte, e quando ele ia crescendo o joãozinho ficava meio puff por causa do seu natural volume. Aff. Acabei migrando para o chanelzinho cacheado que acho que fica bem em mim, é mais fácil batalhar com o volume e textura. Mas ainda assim uma luta com o volume e eu ficava agoniada quando estava já na altura da orelha, queria curto mesmo, acho que me dá um visual mais leve, mais minha cara mesmo.

Acabei achando um corte interessante em um tutorial na net e resolvi fazê-lo em casa mesmo, chamei uma tia que já teve experiência com salão há muitos anos, mas ela ficou com receio de cortar. Mostrei pra minha mãe e ela mesmo sem experiência cortou pra mim, pois não tenho medo de cortar cabelo pois ele cresce rápido. Ficou perfeito. Amei e usei por muito tempo, com o auxilio de um relaxamento químico, a base de tioglicolato (feito em casa também, comprei o pote e o neutralizante) por indicação de uma amiga que explicou os  para conter o volume, o que no começo o deixava até meio liso, mas sem ficar fosco e mais seco como uma progressiva que testei (e não gostei) na época que virou moda. Foi meu corte por uns 4 ou cinco anos, deixava crescer até a orelha e cortava de novo e alisava, em agosto ou setembro ficava até dezembro sem cortar por causa da minha festa de aniversário quando o tema pedia um cabelo maior para a caracterização ou perfomance como a Árabe e a apresentação de zouk na Francesa e ia indo, funcionando. No último ano fiquei sem passar química (gosto dos meus cachos) para melhor caracterização para a apresentação de zouk e fui gostando mais, estudando mais sobre cabelo, investindo em novos produtos que garantiam um cabelo mais hidratado, mesmo durante e após uma viagem à praia.

Em novembro de 2012 queria um penteado diferente para meu cabelo chanel e a minha sobrinha resolveu passar a chapinha (que eu não usava) para depois tentar uns penteados. Achei legal o resultado da chapinha, bem diferente do que estavam acostumado a me ver e fui assim, lisa para o casamento. Na viagem para a Argentina em janeiro 2013 pedi para ela fazer a chapinha de novo para ficar mais prático para mim, pois meu cabelo natural precisa ser molhado para preparar para o dia, o que dá uma mão de obra, ocupa tempo e coragem. Foi ótimo.  A idéia era que ela fizesse o mesmo na viagem para os Estados Unidos em fevereiro, mas ela viajou de última hora e não deu tempo, senti falta, pois estava frio, então além da praticidade ficar molhando os belos para ajeitá-los não era legal.

Como começou CAO, um curso longo, e meus cabelo vinham crescendo bastante, eu tinha que obrigatoriamente usar os cabelos amarrados pois minha profissão exige, lembrei de novo acordar cedo molhar os cabelos, lambrecar com creme para mantê-los intactos. Não. não estava a fim. Fora que essa tração me causa aumento na queda dos cabelos. Por outro lado o cabelo amarrado é mais prático para o uso de uniforme pois curto e solto, pega mais volume e eu já andava há um tempo afastada da química. Resolvi testar o rabo de cavalo após a tal chapinha. Gostei e venho adotando deste então. Os cabelos continuam crescendo porque fica melhor para amarrá-los, não preciso fazer uma amarração tão forte porque a chapinha ameniza bastante o volume e assim que chego em casa ou quando saio com roupa comum é só soltar. Durmo com os cabelos lisos e acordo com eles lisos e lindos, acordo pronta, não preciso de um mega ritual matutino para tê-los apresentáveis.

Prefiro meus cabelos curtos, mas estou usando essa praticidade a meu favor, pois ganho mais tempo no meu dia à dia. O tempo frio tem favorecido, não sei como será no calor, com o rabo de cavalo tudo bem, mas penso na agonia que vai me dar com ele solto, mas tenho que pesar os prós e contras e devo manter a chapinha ao longo deste ano, enquanto não acabar o curso e claro em viagens, porque olha é uma economia de tempo. Como meus cabelos são secos a chapinha dura muito,  então não tenho que fazer todo dia, ou muito rapidamente o que economiza o desgaste.

Por enquanto sigo lisa e de cabelos longos, um pouco abaixo dos ombros. Não quero ultrapassar muito isso, mas vou deixar crescer até o fim do curso/ano e vou vendo como me sinto à respeito. Imagino que a época de chuva não será muito legal. 

Mas esta é a vantagem da chapinha, posso ser lisa ou cacheada se eu quiser.

Nenhum comentário: