12 fevereiro 2014

livro "O segredo das mulheres francesas" - Mireille Guiliano


Título: Os segredos das mulheres francesa - Charme, receitas e prazeres
Autora: Mireille Guiliano
Editora: Campus
Páginas: 184

Não sou fã de literatura gastronômica porque me dá fome. Sério sinto fome e fico mais ansiosa, agitada lendo esse tipo de livro.

Mas já tinha lido um tempo atrás o outro livro dela "As mulheres francesas não engordam" e tirando a parte com um milhão de detalhes sobre alguma comida, achei a idéia geral do livro interessante.

Fiquei com algumas coisas interessantes na cabeça sobre a análise dela de como muitas pessoas comem erradamente:

  • Querem comer como se não houvesse amanhã
  • comem sem apreciar o sabor de cada coisa que põe na boa. Engole, não como. 
  • Não conhece na verdade o sabor real das coisas.
  • Quando veem algo gostoso como uma sobremesa favorita querem comer ela toda (um pudim por exemplo) não apenas sua porção.
  • Mal colocam comida na boca, já estão preparando com o garfo o próximo bocado que colocará nela, sendo que muitas vezes não esvaziam


Outros comentários que achei interessante:

  • Champagne é  tido como só para ocasiões especiais. Para ela (e para mim) todo dia é uma ocasião especial e deve ser bem saboreado com uma taça de champagne.
  • Muitas vezes você não está com fome, mas com sede
  • Se quer resistir a uma gostosura evite seu cheiro. Ela cita que fazia isso levando flores e cheirando quando passava numa rua de tentações que fazia parte de sua rota obrigatória, mas ela queria perder o excesso de peso que adquiriu durante o intercambio nos EUA
  • Não estoque gostosuras, pois você vai comer tudo rápido (e até no mesmo dia). É mais fácil resistir se você tiver que sair pra comprar do que se você estiver assistindo TV e o pacote da batata frita ou amendoim estiver "te chamando" no armário da cozinha
Como gostei do primeiro livro, resolvi ler o segundo (depois de muito tempo) e seu título encaixou em uma das palavras de Janeiro do Desafio Monthly key word challenge que é Segredo.

O segundo livro é meio mesma fórmula do anterior só que mais chatinho, com receitas e cardápios de acordo com as estações do ano, esplanando exageradamente detalhadamente sobre as frutas, legumes ou qualquer coisa propicia para aquela época, com longas histórias da vida dela, dos hábitos dela. Aff. Mais do que o exagero sobre cada detalhe da comida foi isso que cansou e muito a leitura.

No prefácio do livro ela fala que recebeu muitas reclamações sobre o primeiro livro, dizendo que ela faz uma cansativa repetição de como na  França é mais legal embora ela more nos EUA. Ela se desculpa e diz que não foi sua intenção mas apenas apresentar a comida, costumes e ótica difente deles e que se esforçaria para não incorrer nesse erro. Confesso que não tinha achado  isso no primeiro livro, mas nesse segundo, cheguei a ficar meio enjoada da França :)

Acho que o livro merecia uma versão mais resumida, pois não é ruim de um todo tem partes interessantes, choques culturais e shame on me mas é uma leitura cansativa até você chegar nesses pontos e ir peneirando. Acho que minha leitura está contaminada pelo mundo fast.

Sei que um sabor agradável entra na nossa memória marcando aquele momento para sempre, mas cansa saber tantos detalhes da infância, adolescência, férias de verão, casa da avó, aff.

Nenhum comentário: