29 agosto 2016

Viagem à praia com uma mochila


Eu já vinha comentando sobre minhas tentativas  e sucesso de redução da minha mala de viagem e estratégias que tem permitido que aconteça. Cheguei a mostrar a mala pequena que levei em 10 dias de viagem à Colômbia, mas acabei não fazendo fotos detalhadas do que levei na mala.

Fiz mais uma viagem onde levaria menos bagagem e embora esteja satisfeita com mala pequena (me serve para várias viagens) optei por uma mochila bacana que encontrei. Seria bom testá-la pois mochilas dão bastante mobilidade e eu também reduziria o volume, o que é legal no transporte. Já perdi oportunidade de dividir taxi com amigos pois não cabia a mala de todos.

Desta vez lembrei de tirar fotos dos itens levados, pois pode ajudar alguém que também está em processo de redução da carga. 

Fiz uma viagem de 07 (sete) dias levando apenas uma mochila e uma bolsa pequena.


É uma mochila dessas de colocar notebook, mas cheia de bolsos. Infelizmente não é de nenhuma marca famosa, deve ser dessas da China mesmo, eu a comprei no pequeno mercado do lado de casa que tem uma parte bem pequena de material escolar. Dei uma fuçada em uma mochilas que achei bonitas e até me interessei por essa, mas tinha uma marrom bem mais bonita. Mas a enorme quantidade de bolsos dessa preta me conquistou.


Optei por essa preta que tinha mais bolsos pois imaginei (e foi correta minha suposição), que isso facilitaria a organização e contribuiria para reduzir o número de coisas que eu levaria. 

Para dar uma ideia do tamanho, comprei há alguns anos uma mochila de 40l da Trilhas e Rumos (de mochileiro mesmo), para meu sobrinho e vi que ela não era suficiente para mim, apesar de ter número de divisões bons. A preta tem muito mais. Coloquei minhas coisas na mochila da Trilhas e rumos e não coube tudo (ficou pouca coisa fora mas ficou), já na minha mochila preta coube tudo e com uma certa folga (dava para colocar mais coisas ainda mas foquei no que tinha planejado).

Estou apaixonada nessa mochila. Quero enchê-la de patches e usar mais vezes. Para ela ser perfeita só faltava as alças serem mais reforçadas, pois achei um tanto frágeis.

Agora vamos ao que levei, primeiro uma foto geral e depois outras que deixei maiores para mostrar os detalhes:


Consegui guardar essas coisas na mochila e na bolsa preta sem grandes sacrifícios. 
Organizando, reduzindo número de sapatos, diminuindo o tamanho e a quantidade dos frascos de cosméticos, enrolando as roupas e focando em coisas que eu realmente usaria na viagem.

Essas foram as bolsas que levei:


  • A preta pequena para o itens de valor e cosméticos que preciso mais à mão no voo e também para o batidão nas caminhadas mais urbanas. Muita amiga minha leva bolsa grande de griffe que usa no dia à dia só para transportar carteira e celular no avião e que não vai usar mais na viagem. Acho super desnecessário. Para levar menos peso/volume a regra básica é levar só o que vai usar (de preferência várias vezes) e quanto mais leve e mais magrinha melhor. De preferência até que diminuam quando esvaziar (nada de bolsa rígida)
  • Uma pequenina marrom de miçangas brilhosas para sair à noite (cabe só o basicão cartão, grana, batom). É simples mas nem tanto, trabalhada mas nem tanto. Acho que combina com muita coisa;
  • A ecobag de listras (brinde da Sephora) que usei como bolsa de praia (nada de levar bolsas volumosas, senão a meta de redução de bagagem não funciona)
  • E a mochila toda dividida (infelizmente as fotos das divisões não ficaram legais)

Levei a mochila como bagagem de mão, mas tem coisas que precisam ficar literalmente à mão, então separei tudo que precisava e  coloquei na bolsa preta:


  • Kindle (amo ler e com ele tenho uma livraria sem muito volume)
  • Eletrônicos e cabos como carregador celular, adaptador, power bank e fone de ouvido (fundamental para aproveitar o sistema de entretenimento de bordo, que felizmente estava disponível nos meus voos, que eram Latam)
  • Óculos escuros (vou usando mas tem q caber na bolsa)
  • Tic tac :)
  • Cosméticos faciais, que vou usar durante o voo como creme para mãos, batom, hidratante labial (bb cream e blush cremoso foram em um estojo para lente, suficiente para muito tempo), colírio e protetor solar que aplico antes, mas tenho que reaplicar antes de pousar, em voos diurnos
  • Perfume Pulse da Beyonce 15ml. Levo pequeninos (abaixo de 20ml), miniaturas, porta perfume flaconetes de amostras (dífícil juntar amostras pois gosto de testar logo, mas acabei tendo um acervo bom)
  • Pastinha dobravel para colocar documentos e infos sobre viagem, também uso para guardar comprovantes de compras
  • Bloquinho e canetas. Sempre! Importante para anotações e controle
  • Venda e protetor auricular
  • Echarpe para me embrulhar caso necessário. Leve, pouco volumosa e eficiente
  • Casaquinho para usar durante o voo. Sempre! Ele eu deixei amarrado na alça da mochila enquanto transitava


Os cosméticos e descartáveis eu procuro levar em embalagens menores, raramente no tamanho original, pois tenho ideia de quanto tempo duram meus produtos. Para calcular pode simular uma viagem, usando os mesmos produtos por uns dez dias por exemplo (em média é o tempo q viajo) e verá que dá para reduzir muito

Eu mesma vou reduzir muitos ainda pois tem vários coisas que tenho frascos tamanho viagem de 100 ou 30ml e que não preciso de tanto. Então estou procurando frascos do tamanho adequado. Reduzir os que não preciso levar 100ml e sim uns 30ml, e outros de 30ml que percebo que 10ml resolveriam. Então espero reduzir mais ainda. Será uma grande folga, pois pra mim essa é a categoria que impacta mais no espaço na mala, pois gosto de manter meus cuidados corporais enquanto estou viajando

Cométicos que levei:


COSMÉTICOS da fileira da direita
  • Estojo com escova de dente, creme dental pequeno (ou um grande pela metade) e fio dental
  • Shampoo e leave in (embalagem da mesma cor para entender que é da mesma categoria)
  • Creme com proteção térmica
  • Creme par usa na praia
  • Repelente (levei o Exposis mas também gosto do infantil da Johnsons, pequeno e cheiroso)
  • Hidratante (Dessa vez consegui levar um perfumado, acho práticos para viagem, esse tem 75ml é da Beyonce)


COSMÉTICOS da fileira esquerda
  • Protetor solar (um tubo dura uma semana pra mim)
  • Ampola semi di lino
  • Sabonete barra (já dividido na metade)
  • Pote vazio que serve como saboneteira (é menor do que saboneteira comum e tem tampa, cabe metade do sabonete, uso quase um todo em uma semana na praia pois tenho que remover bem o protetor solar. Em viagens urbanas levo sabonete líquido apenas pois ocupa menos espaço)
  • Escovinha micro para unhas
  • Sabonete facial (esse é um que já é pequeno mas vou reduzir mais)
  • Ampola capilar loreal
  • Pote pequeno com máscara de hidratação capilar
  • Gel pós sol pequeno (esse dá para reabastecer)
  • spray de leite de magnésia (estou testando como substituto do antitranspirante)
  • 2 frascos de sabonete intimo (são pequenos, mas prefiro levar 2 e não precisar rotular mas evito confusão)


DESCARTÁVEIS
  • Protetor de assento
  • rolinho de saquinhos de cachorro (para não jogar lixo em qualquer lugar)
  • sache de lenço removedor de esmalte
  • pacote de lenço demaquilante (já pela metade pois não uso um pacote todo na viagem, além da maquiagem serve para ajudar a remover o protetor solar do rosto, limpando melhor a pele)
  • Escovinhas descartáveis
  • Saches de lenços umidecidos (amo isso! Infelizmente não é tão fácil de achar. Acho os potinhos volumosos demais)
  • Papel higiênico (sou uma pessoa de rinites e papel de qualidade faz diferença e é útil demais, também serve para manter livre um espaço na mala para adicionar uma possível comprinha na volta)
CALÇADOS, BIJUS E OUTROS ITENS 
Calçados é uma coisa que ocupa muito espaço na mala. Então a dica óbvia é levar menos. Resolvi ser realista há algum tempo e reconhecer que basicamente uso chinelo na praia. No máximo uma rasteirinha. Outra coisa que tento fazer (muitas vezes dá porque aqui também costuma ser quente) é já sair daqui com um calçado nos pés que dê para usar lá que não sirva só para viagem. A sandália caramelo (da foto da mochila) que fui é ótima, fofa e combina com muita coisa. Perfeita para viagem.

O que mais levei:



Biquinis: levo dois, em geral do mesmo modelo. Uso um dia  e o outro para o outro.( Levo sabão de coco para lavar) Caso haja alguma necessidade (ou interesse) posso comprar outro no local da viagem

Sutiãs: dois, foco no básico, preto e bege. Servem para tudo. Calcinhas não estão na foto, mas em geral levo 5 ou seis e lavo durante a viagem

Pijama de algodão por causa do calor, dá para usar na boa uma semana e lavar se necessário

Toalhas: De viagem. Comprei na Decathlon tem 80x130 São finas e secam bem e rápido. Levo duas, uma para o cabelo ou para usar na praia sem culpa, mas dá para se virar só com uma

Bijus e itens para cabelo: procuro levar poucas. Invisto mais nos brincos mesmo, meus itens favoritos, mas o principal é adequar com as roupas que vai levar. É bom ter umas xuxinhas também e prendedores

Meias sempre para algum frio inesperado

Saquinho para separar roupa suja. Acabo lavando toda noite as peças íntimas

Ainda acrescentei uma saída de praia que usei bastante, pousada era bem próxima à praia

ROUPAS

Procuro sempre levar poucas e de preferência itens combináveis. Normalmente a regra que costumo seguir é levar duas partes de cima para cada de baixo, mas quando tenho espaço gosto de levar um pouco mais mesmo para praia pois posso molhar o short ou mesmo sujar com areia. Então fico mais tranquila. 


  • Shorts jeans e coloridos
  • Saia preta (Sempre levo uma mais arrumada, bom para saídas noturnas, preta porque combina com tudo)
  • Macaquinho
  • blusinhas e regatas (são neutras e ótimas para viagem, principalmente à praia)
  • 1 ou 2 vestidos
  • shortinho para usar sob os vestidos







Nenhum comentário: