11 setembro 2017

Preparando a alimentação da semana para facilitar a rotina

Tenho me esforçado para preparar um cardápio semanal, cozinhando uma vez no fim de semana para deixar tudo pronto para só pegar e aquecer, raras vezes adicionando algum ingrediente na hora também.

É meio cansativo preparar tudo em um dia, mas nas semanas que consegui fazer isso fui muito mais produtitva, pois consegui muito tempo livre sem ter que gastar mais tempo cozinhando, me sujando e lavando a louça que acaba sendo gerada na preparação.

Uma das coisas que facilitam minha rotina é que sou muito adepta do prato unico, o que simplifica muito minhas preparações, pois não tenho q cozinhar tantas coisas.


Depende do dia que estou livre mas em geral na sexta mesmo eu já vejo o que tem na geladeira e despensa e monto uma ideia de cardápio com esses itens, listo o que precisa para complementar e vou ao mercado  comprar. Em outro momento livre do fim de semana me dedico às preparações mais demoradas. Sempre buscando opções mais faceis de preparar e como eu falei pratos únicos.

Uma coisa que gosto muito é de consumir frutas então procuro comprar uma variedade toda semana, alterno com frutas da estação, mas sempre tem banana (q consumo todos os dias) e maçã.


Procuro colocar algo de salada também, mas não enfeito tanto porque na prática desde que virei vegetariana e ampliei meu consumo de legumes não acho saladas tãaaao necessárias. Gosto bastante, mas em geral estou bem servida de vegetais então não faz tanta falta.


Um item que tem toda semana é milho, seja espiga, da lata ou algum creme, pamonha, qualquer forma. Adoro milho :)


Gosto muito de arroz de 7 grãos, não consumo tanto arroz, mas esse é meu favorito, acho bacana deixar uma tigela com ele pronto na geladeira, super quebra galho.


Toda semana também faço algum bolinho de vegetal para revezar com sanduiches de queijo ou vegetais (adoro usar abobrinha e salada para rechear) na hora do lanche da tarde. Um bem fácil de fazer é esse de batata doce cozida, temperos e farinha de arroz. Super prático, só misturo até dar a consistencia mais firme e asso na air fryer mesmo.


Outra receita que repito muito é esse pão sem queijo de abóbora que vi no livro Diario de uma vegana. Super fácil de fazer e super delícia. Deixo preparado na geladeira e vou assando na sanduicheira conforme dá vontade de comer.


Outra coisinha muito repetida aqui em casa e sempre faz sucesso com vegetarianos ou não é o prático pesto de berinjela, cebola e pimentao. Só picar tudo temperar e encher de azeite e colocar no forno (prefiro) ou na panela no fogo mesmo (mais rápido). É super bom para ficar a mão e quando bater a fome só pegar na geladeira e passar no pão ou biscoito. Também é bom para usar como molho em massa ou junto com os recheios dos sanduiches.


Costumo fazer iogurte caseiro, mas nem sempre tenho tempo ou lembro de comprar a isca então volta e meia tem garrafinhas de iogurte para eu levar quando vou passar muito tempo fora de casa, então sempre levo uma lancheirinha com coisas para comer.


To falando que sempre tem milho! Aqui rola muito cuscuz, costumo lanchar com manteiga ou fazer uma farofa vegetariana. Fica delícia.


Os congelados são uma mão na roda para quem quer uma rotina alimentar mais prática, por isso sempre deixo algo preparado. Sempre tem algo que eu fiz em casa como creme de abobora, preparado de chili veg e hamburgueres vegetarianos caseiros (os da foto são de feijão fradinho). 


Deixo também couvo picadinha congelada para só aquecer quando quero comer o feijão que junto com creme de abóbora (com gergelim) e outro creme de algum legume (cada semana preparo um diferente) em geral são o que consumo à noite quando chego do trabalho. Super pedida principalmente para noites mais frias.

Essa semana meu prato principal de almoço foi uma pizza vegetariana com a massa feita de sobras de arroz, que considero super delícia e é muito prática, mas esqueci de tirar a foto :(

O cardápio semanal tem facilitado muito a minha vida. A preparação antecipada mais ainda. Realmente tenho adorado fazer e procurado manter o foco, pois assim agilizo minha vida e consigo garantir que estou comendo o que quero, o que gosto e de modo mais saudável.




Nenhum comentário: