21 junho 2018

Dicas para se preparar para uma mudança de casa


Resolvi compartilhar aqui as dicas que usei para organizar mudança.

Mudar de casa é uma coisa que mexe com toda a logística de uma casa e a gente demora até colocar tudo em ordem, principalmente para quem devido a obrigações de trabalho não dispõe de muito tempo para organizar tudo de uma vez.

Desapegue antes de mudar
Para mim foi fundamental me desfazer de tudo que não usava mais, seja itens que foram doados por estarem em ótimo estado ou coisas que não funcionavam mais e não ia consertar  já arrumada.

Compre ou separe logo material que precisará para embalar
Caixas podem ser conseguidas em mercados, jornais podem ser pedidos em escolas ou bibliotecas. Mas é bom comprar durex largo, pinceis  atomico e tesouras. Sempre no plural, pois agiliza o serviço ter mais de uma ferramenta quando tem mais de uma pessoa embalando. Também acho importante um caderninho ou prancheta com folha e caneta para anotar os itens das caixas.

Embale com antecedência e se dê um prazo mais amplo para desempacotar
Como eu continuava trabalhando normalmente e mesmo em apenas um fim de semana não teria tempo para embalar tudo, nem para desempacotar e organizar tudo também em apenas um fim de semana. Estabeleci o prazo de 15 dias antes para empacotar  e 15 dias depois para desempacotar e organizar tudo. Então fui empacotando as coisas que não iamos usar por esse período, deixando as coisas mais necessárias por último e mesmo elas deixei uma quantidade mínima à mão.

Estabeleça uma regra de cor para diferencia as caixas por comodo
Tem gente que acha que é frescura, mas essa foi a dica que mais me ajudou, cores diferentes ajuda a colocar as caixas certas logo no comodo certo e evita aquele arrasta, arrasta de caixa de um comodo para o outro, bem como aquela loucura de procurar uma determinada caixa. Como é mais complicado ou impossível mesmo encontrar caixas coloridas e minha ideia não era comprar e sim reaproveitar caixas pegas em mercados mesmo, peguei uns papeis coloridos e cortei em pedaços e colei com fita e todos os lados das caixas.



Fica visível logo e pelo criterio de cor já na hora que comodo deve falar para a equipe da mudança colocar a caixa. Confesso que a etiqueta de cor poderia ser de um tamanho maior mesmo, como um post it por exemplo, ou mesmo metade daquele papel A4 colorido. Mas funcionou tranquilamente


Se puder, escolha caixas médias
Caixas pequenas geram muitas viagens e caixas grandes demais acabam que pode incentivar a  mistura de muitos itens diferente, o que nem sempre é bom. E o que acho pior em geral acabam ficando pesadas demais o que não é legal para o pessoal da equipe de mudança carregar peso excessivo, nem jogá-las de qualquer jeito para se livrar desse peso excessivo. Fora que pode romper o fundo.

Reforce o fundo das caixas
Independente do peso, evite o transtorno de ter o fundo de uma caixa rompida e suas coisas caídas no chão ou mesmo quebradas devido a queda.

Numere as caixas e faça uma lista do que tem nelas
Na minha experiência não adianta muito escrever na caixa o que tem dentro, pois o povo só pega, não lê. Coisas quebráveis devem ser muito bem protegidas e embaladas antes de ir para a caixa de de preferência entrar por último na mudança para ficar por cima, nelas vale até escrever algo, mas acho que vale mais deixar separado mesmo. Numerar  fazer uma lista escrevendo o que tem em cada número, tipo na caixa 1 tem livros, na 12 tem eletrodomésticos, por exemplo. Facilita muito na hora de desembalar, decidir o que precisamos tirar primeiro das caixas ou buscar algo que precisamos.

Use malas e bolsas de viagens para embalar roupas
Além de ser um item que já temos à mão  reduz a necessidade de caixas e podemos conseguir outras emprestadas com familiares e amigos que não forem viajar no período que estiver organizando sua mudança, deixa o ambiente mais organizado visualmente enquanto não desempacotamos. Uma coisa que fiz e foi fantátisco foi separar roupas nas malas ou bolsa por tipo, por exemplo, tinha uma mala só para vestidos, outra para para calças e outra para blusinhas e as peças íntimas também separadas por parte de cima e de baixo, e claro por pessoa em bolsas diferentes. Ajuda muito e tira aquela agonia de querer varar a madrugada guardando as coisas por não encontrar nada, já que assim encontra tudo. E se tiver uma quantidade maior de mala e bolsas da para colocar as peças esticadinhas nas malas com folga, As calças mesmo só coloquei dobrada ao meio em uma mala grande, como fica no cabide mesmo, nem fiz questão de dobrar muito para não amassar e não precisei passar nada novamente.


Use cestos, bacias, tudo que tiver a mão para transportar inclusive sacos de lixo
Cesto são ótimos para colocar sapatos por exemplo. Embora eu deixei os que mais usaria no periodo em uma bolsa menor. Saco de lixo  de 100l não é bonito mas é de fácil acesso e barato, ótimo para colocar edredons, travesseiros e almofadas Super funciona.

Deixe uma bolsa de cosméticos  à mão
 Tudo que for de uso diário não deve ser lacrado em uma caixa. Numa bolsa fica super acessível, sem necessidade de ficar procurando nada loucamente pelas caixas.


Com essas dicas deu para focar em organizar um comodo por vez, pois as coisas mais importantes já estavam a mão e coisas de uso mais básico como roupas estavam separadas acessíveis nas malas de modo que nem precisavam ser tirado das malas logo se não tivesse tempo.

Para mim o mais importante ao chegar na casa é ter itens de higiene e roupas acessíveis, inclusive pijamas. Depois minha preocupação é ter a cama pronta e arrumada (coisa super rápida) e começar a arrumar a partir do comodo mais importante da casa, que para mim é a cozinha (escolha o seu), o resto para mim da para esperar tranquilo. E no período de quinze dias deu para finalizar tudo.

Tem gente que acha que não dá para cozinhar nos dias de mudança, mas pra mim dá pra manter um cardápio simples. De qualquer modo também é válido pedir comida nos primeiros dias para facilitar.

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