11 junho 2018

Experimentando coisas diferentes: Caxixe

Fui ao mercado e encontrei esse legume diferente, nome CAXIXE


Nunca ouvi falar, nem tinha nenhuma referência sobre ele, mas resolvi comprar assim mesmo e pesquisar um pouco no google sobre formas de preparo. Ele é meio parente do chuchu, mas tem caracteristicas do chuchu e da abóbora.

A casca é mais dura como da abóbora, inclusive se estiver dura demais (recomendam testar com a uma) não dá nem para descascar. Felizmente a minha deu certo.


Uma das coisas que descobri na minha pesquisa é que ele é muito utilizado para alimentação no sudeste e sul e também usado demais para fazer cabaça ou cuia para chimarrão.
Quando a gente tira a semente vê bem porque, é super fácil de tirar a parte da semente (que tem essa rede esponjosa como a abobora) e a parte da "carne" é firme.


precisei de uma faquinha e uma colher para remover a parte das sementes, mas não foi tão difícil


Vi que o pessoal faz muito picadinho e refogado e também recheado, mas eu achei melhor fazer assado como faço com abobrinha e berinjela


E ficou bem interessante. 
Joguei azeite, cebola, sal, coentro  e cebolas. acho que ficou no forno por uns 15min e ficou bom.
Ele tem um sabor bem neutro e uma textura mais firme que a abobrinha ou o chuchu


Há poucas informações nutricionais sobre ele, mas pelo que li ele é bem rico em cálcio, potássio e fósforo.



Nenhum comentário: