01 janeiro 2020

Meu inventário de livros 2019 - O que comprei no ano e quais li até agora

Já postei aqui o inventário do que tenho de cosméticos, fiz também o inventário das maquiagens e até o dos esmaltes :)

Resolvi fazer também um dos meus livros, pois é algo que gosto muito, leio bastante e sei que eu compro muito diante de tantas propostas de leituras maravilhosas.

Resolvi fazer uma análise do que eu comprei ao longo do ano e quantos deles eu realmente li, fora o que já tinha na minha estante.

Acho que é uma maneira de retratar melhor os meus hábitos de leituras e de consumo delas e claro tentar reduzir o que tem em excesso para ter um acervo  dinâmico como gosto, com novas aquisições sim, mas com muitas leituras.

Não gravo vídeo para meu canal literário sempre devido à correria da vida e falta de um espaço mais privativo e silencioso, mas os que eu tiver feito vídeo relatando minhas impressões com a leitura vou colocar o link ao ao lado do nome do livro :)

JÁ TINHA E LI EM 2019 (Tenho muito mais na estante e no kindle claro, falta ler)

  1. Confissões do crematório (EUA)
  2. Objetos Cortantes, Gillian Flyn (EUA)
  3. Esposa 22, Melanie Gideon (EUA)
  4. Antologia de Histórias (Brasil)
  5. Cadê você Bernadete? (EUA)
  6. O menino do dedo verde, Maurice Druon (França)
  7. O Senhor das moscas (Inglaterra)


COMPREI E LI EM 2019

  1. Frankenstein, Mary Shelley (Inglaterra)
  2. No mar, Toine Heijman (Holanda)
  3. O conto da aia (Canadá) (mulher)
  4. HQ Um pedaço de madeira e aço, Chaboute (França)
  5. Outros jeitos de usar a boca (poesia)
  6. Garotas de vidro, Laurie Halse (EUA)
  7. O livro do amanhã, Cecelia Ahern (Irlanda)
  8. Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente (Brasil)
  9. Geekerela (EUA)
  10. Cuentos de la selva (Uruguai) (Español)
  11. A garota das laranjas, Jostein Gaarder (Noruega)
  12. Claro enigma, CDA (poesia)
  13. De volta à vida, Nadine Gordimer (África do sul)
  14. O sol também é uma estrela, Nicola Yoon (jamaicana-americana)
  15. Indesejadas (Suécia)
  16. As coisas que você só vê quando desacelera, Haemin Sunim (Coréia do Sul)
  17. Éramos seis, Maria José Dupre (Brasil) (São Paulo)

LI EMPRESTADO DE AMIGO OU BIBLIOTECA

  1. Dom Casmurro (Brasil)
  2. As Crônicas de Spiderwick (EUA)


COMPREI EM 2019 E NÃO LI

  1. HQ Boa noite Punpun Vol 1 a 7
  2. Histórias extraordinárias, Edgar Allan Poe
  3. HQ Nijigahara Holograph
  4. HQ A Cidade da Luz - Volume Único
  5. Encantadora de baleias
  6. The Bird Catcher (english)
  7. Não Era uma Vez...: Contos Clássicos Recontados
  8. Poesia fora da estante
  9. Wonder. La lección de August (español)
  10. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola: Autobiografia de Maya Angelou
Por fim, vamos ao balanço das leituras e compras: 

Comprei e não li 10 tenho que tomar cuidado com as aquisições que trago para a estante pois já tenho muito livro e é importante dar rotatividade, lendo e doando antes de fazer novas compras de livros, por mais tentadoras que eles sejam para mim. 

Tive a desculpa dos em espanhol que comprei na viagem ao México (em espanhol é difícil e caro de comprar no Brasil) e também a Copa Literária que só conseguiria ter diversidade de país comprando novos livros mesmo, mas tenho que me controlar mais, ler mais e comprar menos.

TOTAL LIDOS: 26

Depois disso tudo vejo que:

Estou lendo num ritmo mais tranquilo mas preciso registrar mais minhas leituras pois teve uns períodos aí de enrolação. E acho muito legal olhar a lista do que li, é uma maneira de retomar as lembranças da experiência de leitura.

Tenho que ler mais autores nacionais, tenho vários que amo, mas acabo lendo mais EUA e Inglaterra.

Amo ler sobre questões femininas mas leio pouco sobre isso e todos que já li foram incríveis, acabam me deixando bem reflexiva e fortalecida.

Adorei dar andamento no meu Projeto Lendo o mundo através da Copa Literária e pretendo dar continuidade e finalizar os que falta e repetir o projeto no futuro, bem como ler livros de países mais desconhecidos.

Preciso me dedicar mais aos livros em língua estrangeira, tenho vários na estante, fiz aquisição e na prática li poucos. Triste pois assim retardo a evolução no aprendizado do idioma.

Pra mim tem sido importante ler outros formatos como Poesia, Teatro, contos e crônicas, mas ainda leio pouco.

Outra categoria relevante mas meio encostada são livros mais técnicos, não apenas ficção, acho que podem ajudar muito no desenvolvimento pessoal então quero ler mais e compartilhar meus aprendizados por aqui e no meu canal :)

Nenhum comentário: