Um dos lances chatos pra caramba que rolam quando vou viajar, principalmente quando vou para o exterior são as danadas das encomendas que o povo quer que eu traga. Querem que eu compre pra elas algumas coisinhas pra aproveitar os preços legais do lugar, a queda do dolar e tal.
O problema é que a maioria das pessoas acha que só vou para comprar, esquecem que vou para passear, conhecer o lugar. Fora que acham que só tenho o pedido dela, não lembram que eu tenho uma cota limitadíssima de US$ 500 de coisitas que posso trazer, sem ter que pagar imposto na alfândega. Na verdade em muitos casos acho que nem consideram que o proprio viajante tem coisas que quer comprar, muito menos que outras pessoas bem mais proxima a ele podem ter pedido.
Esquecem também que as empresas aéreas delimitam uma cota máxima de bagagem que pode ser transportada pelo viajante e que o que passar disso é caramente cobrado como excesso de bagagem. Fora o próprio transtorno pra carregar muitos desses itens, que em sua grande maioria são frágeis.
Isso sem mencionar as pessoas que pedem e nem fazem menção de passar a grana, querem que o viajante comprem no cartão de crédito pra pagarem depois. Fala sério!
Fora que recebi os pedidos mais esdrúxulos.
Só pra ilustrar essas foram algumas das coisas que me pediram dessa vez:
- 3 notebooks (fala sério né, povo!)
- 5 relogios (de marcas que nunca ouvi falar)
- 26 perfumes (só um cidadão queria que eu trouxesse cinco).
- 4 cameras
- 8 pendrives
- 6 celulares
- 3 iphones
- 12 óculos (das marcas mais diversas)
- 8 tenis (menor tamanho era 40)
Fui obrigada a falar não pra um monte de gente.
E estabelecer alguns critérios para poder atender alguns pedidos:
- como não sou traficante internacional e nem tô afim de pagar juros e multa da alfandega só traria para terceiros objetos que podem ser vistos como de uso pessoal (roupas, calçados e perfumes), ou seja, eletrônicos só pra mim
- só traria para pessoas mais próximas
- só traria para pessoas que me derem a grana ANTES
- só traria itens que eu não tivesse que sair na captura, ou seja, só os que eu passasse pela loja ou já soubesse onde encontrar (pois não fico caçando nem pra mim, passo por um lugar vejo algo que gosto, que ta com um preço legal, compro)
- estabeleci a quantidade de 6 perfumes (incluindo os que traria pra mim, fora isso não conseguiria convencer ninguem que é pra uso pessoal)
- calçados só para tamanhos próximos ao meu (nada de tenis 40 em diante)
Nenhum comentário:
Postar um comentário