08 novembro 2010

Colecionismo compulsivo


Vi um documentário no A&E sobre Colecionismo compulsivo que é uma obsessão que algumas pessoas tem de guardar coisas, não como uma coleção de corujas, personagens de um desenho animado, coleção de selos, no caso do colecionismo compulsivo a pessoa guara tudo, qualquer coisa, inclusive lixo, pois ela simplesmente não consegue se desfazer se sente mal se fizer. 
No documentário eles mostraram casos gravíssimos onde não tinha espaço para andar na casa tinha que dar um jeitinho de passar por cima das coisas e tinha pilhas e pilhas de qualquer coisa, na verdade acho que a palavra montanhas é mais adequado pois tinha MUITA coisa, tudo misturado, nada organizado, só estavam lá. Entrar nos poucos cômodos possíveis só passando em cima das coisas pois não dava pra ver o chão. 
Como eu disse eles guardavam lixo, lembre-se que coisas comuns guardadas por muito tempo podem criar mofo e bichinhos imagine o lixo! Então esse transtorno afeta e muito a saúde das pessoa que morando lá fica sujeita a várias doenças. Num dos casos a senhora guardava inclusive suas fezes, jogando várias e várias fraldas geriátricas (que ela usava pra não dar descarga). O programa mostra as pessoas sendo acompanhadas por uma psicóloga e por uma equipe de limpeza e organização que vai até a casa e literalmente faz um limpa, dá uma geral e vê o que pode ser salvo, doado ou vendido e claro dar o destino certo para o lixo, e era muito lixo! Várias e várias caçambas! Só de fezes da casa da senhorinha eles tiraram 1 tonelada! Então imagine o resto!

Dá pra perceber que elas não juntaram isso tudo da noite pro dia. O excesso começou com pouco.
Por isso desapegue-se, saiba porque guardou cada uma das suas coisas e só permaneça com elas se conseguir organizá-las e mantê-las limpas, senão vira entulho.

Nenhum comentário: