03 junho 2018

Perfume Nacional ou Importado?


Esses dias mais uma vez alguém falou para mim que eu só tenho perfumes importados (como sinal de metidez e tal) pois sempre que me encontra elogia meu cheiro e pergunta qual é e sempre é importado. Retruquei que era mera coincidência, tenho vários nacionais e muito bons. Mas que ter apenas importados não seria sinal de metidez.

Acho que é uma questão de OPÇÃO. Cada um compra o que quiser, compra o que puder e o que lhe convém. Eu gosto de cheiros, de fragrâncias, não de marcas. Escolho cada perfume meu individualmente não só pela casa que o produz, pois dos fabricantes de perfumes que gosto também há vários que não gosto. E isso depende de vários fatores como que notas que compõe e como elas sã e quanto elas são misturadas. Também não exibição, tanto que nem quem vem na minha casa visitar sabe tudo o que tenho pois minhas fragrâncias não ficam expostas, embora ache os frascos belíssimos, prefiro preservar sua longevidade acomodando corretamente dentro da caixa e um local escuro e fechado, sem alteração de temperatura. Também só comento sobre o que estou usando quando alguém pergunta, em geral falo de perfumes quando o assunto no grupo é perfume ou quando estou com alguém em situação de compra. 

Felizmente o mercado nacional tem muita coisa boa há muito tempo e volta e meia tem uma novidade. Tem umas coisas ruins também, como o internacional, tem coisa que não me agrada por pura questão de gosto pessoal e em perfume, embora muita gente insista em fazê-lo, isso não se discute. Também tem os casos que são mais do mesmo, só mudando a embalagem ou nome e claro as insuportáveis reformulações que em geral implicam em tornar um perfume em algo mais fraco mais aguado. E isso é feito por empresas nacionais ou estrangeiras.

Então continuemos amando os perfumes. Nacionais ou importados.

Mas como estou analisando toda o meu acervo, resolvi por curiosidade relacionar os perfumes da minha coleção ou melhor acervo entre nacionais e importados, para ver quantos tenho de cada e embora já previa o resultado sei exatamente os motivos.

Nacionais

  1.  Crystal, O Boticário
  2. Make B, de O Boticário;
  3. Althea, Eudora; 
  4. Crazy, O Boticário; 
  5.  Caramelo divertido, L'aqua di Fiori
  6.  Floratta in gold, O Boticário; 
  7. Seducce, Água de Cheiro; 
  8. Safari, Fiorucci, 
  9. Eu conquisto, Jequiti; 
  10. Rhea, O Boticário;
  11. Egeo dolce, O Boticário; 
  12. Flagrant, Água de Cheiro; 
  13.  Egeo Choc, O Boticário; 
  14. A.R.T, Eudora; 
  15.  Cupcake Napolitano, L'acqua di Fiori; 

Importados

  1. Curious, Britney Spears
  2. Truth or Dare, Madonna
  3. Glow, Jennifer Lopez; 
  4. Signature for her, Beckham;  
  5. 212 Carolina Herrera
  6. Ck Be, da Calvin Klein;
  7.  Too Too, da Betsey Johnson
  8.  Fame da Lady Gaga
  9. Purr, Katy Perry; 
  10. Midnight Fantasy, Britney Spears; 
  11. Wonderstruck Enchanted, Taylor Swift; 
  12. Delicate, iScents; 
  13. Mystery & Excellence, Linn Young; 
  14. Meow, Katy Perry
  15. Killer Queen, Katy Perry; 
  16. Beso, Agatha Ruiz de la Prada; 
  17. Rouge Royal, Princesse Marina de Bourbon;
  18. 212 VIP, Carolina Herrera; 
  19. Gucci Guilt;
  20. Classique for her parfum, Jean Paul Gaultier; 
  21. The one Golden edition, Dolce & Gabbana; 
  22. The One; 
  23. Si Lolita, Lolita Lempicka
  24. Oh Lola, Marc Jacobs; 
  25. 212 Sexy Body Spray, Carolina Herrera;  
  26. Pink Sugar, Aquolina; 
  27. Play, Givenchy;
  28.  Anais Anais body spray Cacharel;  
  29. Kokeshi parfum; 
  30. 212 Glam, Carolina Herrera; 
  31. Prada Candy; 
  32. NYC, Sarah Jessica Parker
  33.  Shakira eau Florale



Eu já sabia que eu teria mais importados do que nacionais. 

Caso queira saber o motivo:
Isto se dá pelo fato de que desde 2007 tenho feito viagens internacionais o que me dá acesso (e a todo mundo que viaja) a várias coisas com preços mais em conta. Meu acervo cresceu bastante particularmente em 2013 ano em que comprei vários dos meus perfumes importados



vários mesmo,um total de 21 como da para ver na minha listinha de controle anual de compra de perfumes. Isso tudo aconteceu porque foi um ano em que o dolar e o real estavam bem próximos, entre 1,99 e 2,19 reais para cada dólar (a cotação da data deste post tá 3,80) e viajando ao exterior mais especificamente  aos Estados Unidos com essa ótima cotação e tendo acesso a vários outlets encontrei perfumes a preços maravilhosos como US$ 10 (perfumes de celebridades), US$ 20 (perfumes de marcas americanas), US$ 50 (perfumes famosos mas de linhas mais comerciais como Carolina Herrera) e US$ 70 e US$ 90 (perfumes de grifes europeias). Mesmo o perfume mais caro nessa cotação saiu para mim mais barato do que comprar sua menor versão aqui no Brasil na época e até mesmo do que os perfumes das linhas caras de nossas marcas nacionais. 

Como eu preservo bem meu acervo tenho perfumes desde 2011 ainda em ótima condições de uso.
Com a situação financeira atual do país e a altíssima cotação do dólar não tem sido tão interessante comprar perfumes importados pois estão cada vez mais caros para nós e isso vem se refletindo claramente nas minhas últimas compras onde tenho comprado mais perfumes nacionais pois os cheiros bons continuam dos dois lados mas os nacionais tem apresentado boas opções com preços melhores.

Eu não compro perfume no seu preço cheio, nacionais ou importados que aqui chegam a preços absurdos. Já vi muita gente que sofre mas paga seus valores elevados, fazendo inclusive parcelas para ter um perfume desejo. Para mim isso não faz sentido algum. 

Mesmo os nacionais tem vários perfumes bem caros que muitas vezes não compro por ser caro demais. Procuro conhecer a fragrância e analisar se aquilo que entregam vale o preço que cobram, além do que busco promoções sempre e procuro respeitar um teto que estabeleci de pagar no máximo R$150 por um perfume, procuro sempre pagar menos e claro que tem exceções como o meu perfume favorito The one, que acho maravilhoso mas não topo pagar mais de 250 nele, inclusive ele e o Prada Candy que também amo estão acabando e não comprei na última viagem ao Chile pois mesmo fora do Brasil com a atual cotação do dólar está caríssimo. Sentar e esperar então ou buscar alternativas para eles, o que comentarei depois aqui.

O que quero dizer é que acho importante estabelecer um teto de preço a pagar para evitar ir só pelo encantamento da fragrância, pois tem maravilhas encantadoras nesse mundo de cheirinhos nacionais e importados e por mais que ame perfume tenho consciência que é um frescurinha, não necessidade.

E  por último mais do que qualquer coisa como já falei várias vezes aqui cuido muito bem do meu acervo para prolongar sua vida. Mesmo a do meu mais baratinho, o Safari da Fiorucci, que me custou R$ 15 na farmácia da minha cidade. Se ele tiver suas propriedades danificadas por mau conservação será dinheiro jogado fora. E não vou correr esse risco pois adoro o cheiro, fixa muito e sou elogiada toda vez que uso.

Nenhum comentário: