22 setembro 2018

Perfumes separados para usar (5) - Algumas alterações

Eu não deixo minha "coleção" de perfumes exposta. 

Como tenho muitos tenho que guardar em local fechado e escuro para preservar da luz e calor. Também costumo conservar meus perfumes dentro das caixas para ajudar a preservar mais.

Então comecei a separar uns para usar durante um tempo deixando-os mais acessíveis. Em geral eu colocava os perfumes separados em uma bandeja ou num pedaço do guarda roupa (mas que não era apropriado para isso), eu separava 5 perfumes variados para usar durante os dias úteis, 1 para usar antes de dormir (até acabar), 1 (dupe do meu favorito) para usar durante o dia no fim de semana e o meu favorito para usar quando saio a noite. O que dava um total de 8 perfumes separados.

Isso e algumas outras coisas começaram me incomodar:
  • Quero a menor quantidade de coisas possíveis na minha bancada da penteadeira, pois fica mais organizada assim, não quero bandeja nela com algo;
  • considero que 8 perfumes expostos ao mesmo tempo é um número alto, temia que isso venha a estragar algum deles por tanta exposição
  • os perfumes usados só nos fins de semana ou saídas eram basicamente o mesmo cheiro pois um é réplica do meu favorito
  • Esses perfumes de fim de semana ou saída acabam expostos a semana toda sendo que eu em geral só usaria no fim de semana mesmo
  • deixar um único perfume para usar o mesmo todas as noites acabava me deixando meio abusada dele pelo uso "cansativo" o que é até estranho pois só tenho perfumes que gosto, então mesmo na noite entendi que tinha necessidade de alternar
  • Mesmo separando esses  perfumes para os dias úteis sempre tem um ou outro que uso menos e ou mais
  • Fazendo o revezamento com tantos  fica dificil mensurar quanto realmente usei de cada perfume e em 2017 calculei que uso cerca de 500ml de perfume por ano e esse ano quero ter uma ideia mais precisa do meu uso real, pois como já postei aqui com o consumo calculado ano passado tenho perfumes suficientes para uma década, mas eu acredito que uso mais do que no ano passado e realmente meu registro esse ano tem demonstrado isso
Tudo isso vinha me perturbando e quando depois de alguns desapegos consegui esvaziar uma das prateleiras dos dois suportes que tenho nas laterais do espelho da minha penteadeira  (são vendidos como suporte para shampoos, eram beges e optei por pintar de preto, mesma cor da penteadeira)



É uma maneira que consigo deixar meus cosméticos em uso bem organizados (separados por categoria) e também manter a bancada livre já que os itens ficam nos suportes, então claro que seria ótimo se pudesse colocar os perfumes da vez também.

Consegui liberar uma prateleira em um dos suportes e comecei a fazer a análise de como reduziria o número de frascos pois nela obviamente não comporta 8 perfumes, acho que no máximo 5. Repensando tudo que estava me incomodando antes amei a ideia pois seria mesmo uma maneira de suprimir o que considerava excessivo, pois como falei andava receosa de ter muitos perfumes expostos ao mesmo tempo. 
Então resolvi:
  • guardar meu perfume favorito The one, Dolce & Gabbana (e seus melhores dupes também) e só pegá-lo para usar realmente quando for sair; não tem necessidade de ficar exposto diariamente pois não uso todos os dias
  • Parei de usar os dupes do meu favorito nos fins de semana, resolvi usar os que são excelente réplicas no lugar dele quando for sair, pois os bons dupes servem bem como backup, os que não são boas réplicas dele vou passar a usar com os outros perfumes mesmo, no rodizio dos "comuns";
  •  suprimi o perfume  que usava o mesmo  todas as noites, resolvi passar a usar a noite o mesmo que usei no dia (ou um dos outros separados), suprimindo até agora 3 frascos
  • por fim também resolvi reduzir de cinco (que seriam para os dias úteis) para apenas quatro, pois na prática os frascos tem vários formatos, alguns altos e finos outros baixos e largos, então percebi que muitas vezes não caberiam 5 na prateleira, pois fica apertado e até com um em cima do outro e resolvi respeitar o espaço que realmente só cabe 4 perfumes (com folga)


Com essas análises  cheguei a essa quantidade de 4 perfumes por vez e também resolvi reduzir o tempo que passo com os perfumes da vez, tem gente que passa uma semana outros 1 mês, eu acho uma semana pouco e um mês muito, mantes eu ia usando até da vontade de trocar, agora resolvi usar até da todos os quatros terem uma redução quantificável, perceber q baixou 5 a 10ml e percebi que assim fico cerca de duas semanas com os mesmos, achei tranquilo.

Os critérios para escolher os quatro não mudou muito, vou continuar usando praticamente os mesmo, essas mudanças são mesmo sobre as quantidades, agora 4.

Esses são os 4 perfumes que separei para usar dessa vez:



  1. Um perfume adequado para a estação: Dance Diamonds, Shakira
  2. Um perfume da estação oposta (pois muitas vezes o tempo vira e no inverno temos dias mais quentes que pedem perfumes mais frescos e na pepoca do calor temos dias mais frios que permitem perfumes mais adocicados ou intensos): Miss Wild, Joop
  3. Um dos meus perfumes mais antigos (não preciso ter pressa para finalizar um já que preservo bem, mas acho importante lembrar deles pois a gente tem tendência a empolgar com os mais novos e pode deixar os antigos de lado): Shakira eau Florale
  4. Um com critério mais livre, mas acho importante ter haver com o clima da época (posso pegar um que está pouco usado ou muito usado, basta estar com vontade de usar): Luna, Natura


Acho que fica mais tranquilo assim, preservo meus perfumes enquanto faço um rodízio deles.

Nenhum comentário: