Isso já me aconteceu algumas vezes mas parece que não aprendo: mais uma vez esqueci o farol ligado e claro a bateria descarregou totalmente.
Era bem cedinho e tava escuro então tive que acender, só que o dia foi clareando e a múmia aqui esqueceu dos benditos.
Resolvi fazer esse post pra ver se consigo me lembrar de sempre conferir se tá tudo desligado quando chego no local, mesmo que eu não tenha acendido o farol só pra criar o hábito da conferida e não ter mais que passar por situações chatas como essa. Até mesmo porque como, ainda bem, os causos acontecem com um intervalo grande entre eles sempre fico na dúvida se tô fazendo certo. Na real nunca precisei fazer com as minhas próprias mãos, sempre teve um amigo ou um estranho para socorrer e em ultimo caso tem sempre o telefone do guincho à mão.
Mas vamos lá, caso um dia eu precise eu sei fazer.
- Primero invista em cabos decentes, pois numa dessas o cabo que tinha comprado no Extra se mostrou bem vagaba. Ele deve estar em bom estado, sem emendas nem partes descascadas
- Colocar os carros ao lado do outro ou frente a frente, dependendo da marca a posiçao das baterias é diferente. Não deixe que as latarias encostem
- Sinalize bem o local que estiver se estiver na rua, mas desligue as luzes e tudo o que não for nescessário, menos o pisca-alerta do carro que tá legal
- Deixe o carro que tá legal funcionando.
- Deixe o carro que tá no prego com o freio de mão puxado e deixe desengatado. Se o carro tiver câmbio automático, coloque a alavanca na posição P.
- Ligue o pólo positivo da bateria que tá legal ao pólo positivo da bateria que tá no prego, com o cabo vermelho.
- Ligue os pólos negativo da bateria que tá legal ao pólo negativo da bateria que tá no prego, com o cabo preto.
- Na verdade a sequencia não importa, o importante é que o cabo de uma cor deve ser colocado no mesmo pólo dos dois carros
- Tente dar a partida no carro que tá no prego, se não funcionar após 5 tentativas chame o guincho
- Se funcionar desconecte os cabos na seguência inversa.
- Enquanto estiver fazendo a conexão ou desconexão não deixe que os cabos se encostem para não ter um curto circuito e danificar o sistema eletrico
- Pode desligar o carro que tá legal, mas mantenha o que tá no prego ligado por pelo menos 10 minutos para carregar a bateria
- E rode feliz novamente com seu carro
Pra quem é meio lesa como eu e só entende desenhando, dá uma olhada aqui
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