26 julho 2009

Biografias e Celine Dion

Assiti a um filme que conta a biografia da Celine Dion.

É uma biografia não autorizada por ela, mas não revela nada escandaloso, nem nada diferente do que pode ser visto na wikipédia. Só que com um pouquinho mais de música :)
Mostra que, como na carreira de muitos artistas, foram muitas dificuldades para ter seu incrível talento reconhecido. Mesmo com uma voz incrível ela ralou à beça para conseguir o sucesso que com certeza merece.

Não sou muito chegada a biografias, mas já vi algumas. Não posso negar como é interessante saber da vida alheia :) principalmente famosos.
E quando tem detalhes como o que mostra que a música "Because You Loved Me", que acho belíssima e preencheu a trilha sonora do romance de muita gente, tem tudo haver com a vida amorosa da Celine Dion também, conforme dá pra ver com a tradução ela mostra como o empresário (e amor de sua vida) foi importante em sua vida, ajudando- a a acreditar, a continuar batalhando. E por coincidencia o momento que ela gravou foi quando ela pode admitir publicamente o seu amor (é, não parece mas eu sou romântica!).

Tá, para o meu post não ficar tão romântiquito, também vou admitir outra coisa que essa biografia não autorizada me fez pensar: "porque não curto biografias? "
Porque são bem duvidosas, pois não dá pra saber o quanto quem fala/escreve sobre os outros sabe da vida deles.

Nessa da Celine isso ficou evidente, ela é bem morna, sem grandes revelações, mostra uma dificuldade financeira, a sindrome da menina feia, dificuldade de relacionamento familiar e tal, como em tantas histórias.
Não tô dizendo que a vida de todo mundo é cheia de segredos sujos não escondido a sete chaves, só tô argumentando como é fácil falar dos outros: fala-se algo que todo mundo sabe e acrescenta-se algumas coisinhas muitas vezes não tão boas ou não tão más para mitificar a vida da pessoa e vender jornal/revista/livro. Para tentar dar veracidade à história as vezes citam amigos proximos não revelados e que mesmo que sejam revelados não sabemos se foram mesmo amigos ou alguem que simplesmente passou por sua vida um dia. Pense: que quantas pessoas que conheceu não ficaram pelo caminho? Por puro desencontro ou mesmo por não merecerem mais a amizade? Quantas pessoas realmente sabem da sua vida? Quantas pessoas podem falar da sua vida com autoridade? Sem cometer um equivoco por alguma conclusão precipitada sobre algo que viu ou que você contou pra ela? Acho que poucos.
Tem também uns parentes que os escritores usam como fontes pra falar da vida das pessoas, que muitas vezes também não são revelados. Mas mesmos os que são, além de muitos não conseguirem preencher as perguntas acima temos que lembrar daquele ditado de que parente a gente não escolhe? Logo ser parente não garante que ninguem é alguem confiável pra falar de alguem. Ah! Também tem o fato que ninguem garante que o tal parente é uma boa peça ou está só querendo se promover ou ganhar uns trocados. Esse puro detalhe de estar abrindo bocão pra falar da vida alheia mostra que é uma pessoa que não merece confiança. Ser parente não dá autoridade pra ninguem .

Eu mesma tenho uma familia enorme, treze tios de cada lado, fora a imensa quantidade de primos que herdei, vários eu nem conheço, muitos eu nem convivo e mesmo os que convivo não são necessariamente meus amigos. Tá, tudo bem eu sei que não sou famosa! Nem pretendo ser, mas como posso criticar sem falar de algo que entendo tanto como minha própria vida? Pois aí vai: acho que sou muito na minha e 99% das pessoas que me conhecem não sabe metade das minhas idéias/loucuras/aflições, acho que ninguém poderia falar com autoridade sobre mim a não ser mim mesma. E sobre você, quem pode falar?

Por isso cuidado quando alguem lher falar alguma coisa sobre outra pessoa, principalmente se for sua vida inteira.

Um comentário:

Unknown disse...

oi denise,sou uma fã de celine, esta biografia não-autorizada dela esta cheia de erros de data e é claro de fatos.Nem mesmo a maioria das musicas que a atriz canta no filme são de celine!Tem muitas coisas melhores na vida dela pra se contar do que algumas que colocaram em evidencia no filme!