30 julho 2019

Meu inventário de cosméticos 2019

Venho planejando fazer um inventário das minhas coisas desde que comecei a ler sobre minimalismo. 

Comecei a análise de tudo que que venho comprando após um ano da compra, mas ainda senti necessidade de analisar tudo que já tenho, o que ficou após o grande destralhe.

Por isso resolvi fazer um inventário de tudo que tenho de cosmético. Acho que ter uma lista visual dos cosméticos que tenho me fará refletir melhor sobre o meu consumo e resistir a compras sem necessidades.

O tempo que eu demorei para fazer esse inventário mostra que tenho muitas coisas ainda. Quero analisar quanto tenho de cada categoria, quanto deveria realmente ter e quanto tempo demoro para usar um produto, pois impacta na decisão de compra, de ter ou não em estoque quando encontro algo em um preço super bacana.

Não faz sentido estocar itens que consigo comprar facilmente em um mercado ou farmácia. Mas outras coisas tenho que ter mais de um (como além da casa, na bolsa da academia ou gaveta do trabalho) para higiene básica.

Vamos às categorias:


LEGENDA
Verde - Itens que já cheguei na quantidade ideal
Amarelo - Itens que quero reduzir a quantidade mas o número que tenho é tranquilo
Vermelho - Itens que quero finalizar todos e não comprarei mais nenhum



SABONETE FACIAL

Quantos tenho? 03
Quanto tempo dura um? Não sei
Quantos deveria ter? 01, Quero finalizar esses e ficar só com o em barra pois rende mais e posso fracionar para a quantidade de locais que eu precisar, em geral só tenho usado pós academia


ÁGUAS FACIAIS:
Quantos tenho? 07, mais detalhes aqui
Quanto tempo dura um? Nunca calculei
Quantos deveria ter? AindaCreio que 02, O Bepantol líquido e uma termal que sempre salva no calor, mas  vale testar mais o Fix plus da MAC que é amado por muitos mas não por mim e acho bem caro, 



TRATAMENTOS FACIAIS

Quantos tenho? 03, com finalidades diferentes
Quanto tempo dura um? Nunca calculei
Quantos deveria ter? 03 mesmo, respeitando ser um de cada categoria


HIDRATANTES FACIAIS

Quantos tenho? 15 Mas aqui nada se perde, uso muito e com certeza usarei todos, só não curti essa da Quem disse Berenice, os outros amo todos
Quanto tempo dura um? Já soube, mas preciso calcular novamente, pois mudaram muito
Quantos deveria ter? Acho que 05 são aceitáveis, pois entendo que preciso de 3 níveis de hidratação (leve, média e intensa) e além disso preciso de um para a bolsa da academia e outro para a gaveta do trabalho; Dependendo dá para usar o mesmo para pescoço e colo também, mas em geral uso um mais intenso mas com bom preço.

PROTETORES SOLARES 
Quantos tenho? 11
Quanto tempo dura um? um mês para o Isdin mineral (facial) ou o em bastão da Pink cheeks, o de corpo uma semana na praia. Falta saber nos braços no dia a dia e e também o comum sem cor.
Quantos deveria ter? 04, (isdin, o bastão que são minerais e deixam white cast) para o rosto dia a dia e um sem cor que uso para retocar a proteção e um comum para os braços.


PROTETORES SOLARES - Faciais compactos 
Quantos tenho? 06
Quanto tempo dura um?  Não faço ideia, mas sou novata nessa categoria
Quantos deveria ter? Creio que 02, um cremoso e um em pó

ÓLEOS FACIAIS

Quantos tenho07, mais detalhes aqui
Quanto tempo dura uma? Nunca calculei
Quantos deveria ter? apenas 01, o de uso seria suficiente pois dura muito, só uso na época mais seca.


SABONETE CORPORAL


Quantos tenho? Nenhum em estoque, apenas os de uso
Quanto tempo dura um? uso 1 em barra a cada dez dias. Não sei em quanto tempo uso um líquido
Quantos deveria ter? Três por vez. Uma para cada kit (casa, academia e kit travel)

HIDRATANTES CORPORAIS


Quantos tenho? 18, mais detalhes aqui 
Quanto tempo dura um? uso 100ml a cada dez dias aproximadamente
Quantos deveria ter? 03 por vez. Uma para cada kit (casa, academia e kit travel).

Não precisa de estoque pois acho boas opções no mercado ou farmácia, mas dá para aproveitar promoções dos que mais gosto (Sou, Natura) ou com cheirinho diferente (cuidado para não acumular), desde que fique na cota de consumo do ano. Teoricamente estou bem próxima da minha cota para uso anual que seria 3650ml (já que ), daria uns 18 de 200ml ou 9 de 400ml. Esses que tenho na foto totalizam 2950ml. Uns 5 já acabaram após a foto. Uso muitos, pois hidrato a pele todos os dias, mas tem que ter cuidado para não comprar em excesso e também dar preferência aos sem fragrância.

ÓLEOS E HIDRATANTES DE BANHO



Quantos tenho? 10
Quanto tempo dura um?  Nunca calculei
Quantos deveria ter? Nenhum. Quero parar de comprar óleos, não acho que hidratam tanto e mesmo enxaguando deixam muito residuo nas tolhas e no chão, o que não é legal para quem limpa. Os hidratantes de banho são bem práticos para a academia mas quero focar mais no uso de hidratantes comuns mas potentes.

ANTITRANSPIRANTES


Quantos tenho? 05, tenho outro no trabalho
Quanto tempo dura um? não sei
Quantos deveria ter? 03. Uma para cada kit (casa, academia e trabalho)

HIDRATANTES PARA AS MÃOS





Quantos tenho? 14
Quanto tempo dura um? nunca calculei
Quantos deveria ter? Nenhum.A ideia é finalizar todos e não comprar mais, usar hidratantes corporais em casa e na mesa de trabalho e reabastecer um frasquinho do Caramelito de O Boticário para levar na bolsa. Fica mais barato e tem hidratação mais eficiente.

SHAMPOOS


Quantos tenho? 02, um perolado que lava bem sem agredir e um hidratante.Nenhum em estoque, apenas os de uso
Quanto tempo dura um? Não sei.
Quantos deveria ter? 02, um perolado que lava bem sem agredir e um hidratante

MÁSCARAS CAPILARES





Quantos tenho? 03
Quanto tempo dura um? não faço ideia
Quantos deveria ter? Três por vez, pois acho importante ter uma de cada tipo (hidratação, nutrição e reconstrução)


PROTETORES TÉRMICOS:





Quantos tenho? 05
Quanto tempo dura um? Só sei do da Natura que dura uns cinco usos apenas
Quantos deveria ter? 01. O da Natura me agrada bastante, mas vive fora de estoque. Os outros não me convenceram.
Desejo? Quero encontrar um maravilhoso! Potente, barato e fácil de encontrar. Tem vários cremosos que quero testar ainda, mas primeiro quero finalizar esses.

ÓLEOS CAPILARES

Quantos tenho? 07
Quanto tempo dura um? Não sei
Quantos deveria ter? 02, um para casa e outro para a gaveta do trabalho. Infelizmente não amo nenhum desses. Ou não surtem efeito ou deixam muito resíduo, ou os dois, ou ainda cheiram mal também


CREMES PARA PENTEAR




Quantos tenho? 02
Quanto tempo dura um? Não sei
Quantos deveria ter? 02, um para casa outro para bolsa de academia

HIDRATANTES LABIAIS


Quantos tenho? 09
Quanto tempo dura um? Não sei
Quantos deveria ter? 03, um com proteção solar e dois hidratantes


ITENS MAIS GENÉRICOS:



Desses aí o único que acho fundamental é o repelente. Os outros são itens que peguei para experimentar em algum momento da vida, muitas vezes por uma necessidade específica ou indicado por alguém.

No total tenho 134 cosméticos
Deveria ter 36 se eu reduzisse para a quantidade de cada um que me parece ideal.
No fim ainda é bastante coisa, mas eu realmente uso, todas essas etapas fazem parte da minha rotina. Lembrando que ela é literalmente dos pés à cabeça.

Pretendo reduzir mesmo em quantidade (não tanto em categoria) esses itens e refazer esse inventário no começo de cada ano para ter uma noção real de tudo o que tenho de cosméticos ever o que tenho disponível em estoque para usar ao longo do ano e o que ainda posso comprar algum item.

Acho que é importante me desfazer das coisas que não fazem sentido para mim e venho destralhando há um tempo e ficando com bem menos coisas, mas eu ainda tenho várias coisas e acho importante analisá-las periodicamente. 



Também vou fazer um inventário das minhas maquiagens, que considero até mais importante controlar pois são itens que duram absurdamente.

Nenhum comentário: