16 novembro 2019

Minha história com os perfumes da O Boticário

Continuando com os posts comentando sobre a minha história com as marcas nacionais de perfumes

Eu já comentei sobre:

Hoje vou comentar sobre a O Boticário, tenho 18 perfumes da marca:



Rhea
Egeo dolce
Egeo Choc
Egeo Provoque
Make B Urban BAllet 
Make B
Glamour Love me
Egeo Bomb
Capricho DAy
Capricho Night
Floratta in Gold
Coffee Paradiso
Elysee
Elysee Nuit
Lily
Lady Lily
My Lily
My Lily

Essa com certeza é a marca nacional que mais tive e tenho perfumes na coleção. Então penso muita coisa boa e muita coisa ruim à respeito

  • A marca é uma das mais antigas, conheci na inha adolescência e desde então sempre tive algum ou vários comigo. Ela faz parte da história olfativa de muita gente e claro da minha também por isso apesar das críticas que tenho também tenho um carinho por vários cheirinhos dela.
  • A marca tem milhares de loja no Brasil, inclusive duas na minha cidade e investe pesado em marketing então se faz bem conhecida
  • Além das lojas físicas a marca investe pesado em outros tipos de venda, como revendedoras  (que sinceramente não vejo muito sentido já que há tantas lojas mas pelo que vejo vendem como água), e a loja online que é o que mais curto pois sempre vejo promoções interessantes em datas como dia das mães, namorados e natal
  • A marca tem vários tipos de perfumes, desde frescos a pesadões dando uma possibilidade de agradar vários olfatos. Conheço muita gente que diz que tudo é igual, mas eu curto vários femininos, não sou grande fã da linha masculina mas tem alguns que gosto sim e eles tem investido mais nela ultimamente
  • A marca tem várias faixas de preços, inclusive vários bem caros (ultimamente acho que tem aumentado bastante o preço)
  • A marca faz vários lançamentos ao longo do ano, trazendo novidades e tentações bem legais, mas outras vezes repetitivas em frascos diferentes.
  • Com essa ampla estrutura e variedade considero uma opção bem prática para presentear, pois tem os cheirinhos amados ou novidades e claro se a pessoa não curtir o que ganhar ela pode ir em uma loja trocar por algo que agrade mais.
  •  Eu já tive várias experiências ruins com o atendimento pessoal nas lojas da minha cidade, acho que precisam de um mega treinamento, tanto que desde que lançaram 99% das vezes compro na loja online, mas já comprei em lojas de outros estados e tive um atendimento bom ou mediano. Mas leio milhares de histórias de experiências ruins então preferi me afastar, abandonei por um tempo, mas como gosto de alguns dos produtos vi a loja online como opção, até quando tem lançamento, quando me interessa prefiro comprar às cegas do que ir nas lojas físicas.
  • A loja tem feito várias campanhas bem legais para o público conhecer os lançamentos, dando brindes de 100ml, o que acho maravilhoso e com certeza alavanca as vendas. Incrível depois de décadas murrinhando amostrinhas de 1ml.
  •  Outro ponto que tem frustrado bastante gente são as reformulações que vem reduzindo a fixação das fragrâncias o que não acho legal também pois minha pele já é ruim para fixação. Fora que aproveitam para reduzir o tamanho da embalagem. Acho desonesto.
  • A marca tirar de linha várias delicinhas o que deixa muita gente triste e claro eu também. É triste perder um cheirinho e fica meio confuso a justificativa deles de falta de matéria prima, mas imagino que é volume de vendas reduzido sem lucro bacana, imagino que os lançamentos alavanquem mais as vendas, pois a maioria das pessoas fica curiosa, vai atrás para experimentar e compra o lançamento ou outra coisa. Renova os produtos e renova o interesse pela marca. 
Tem muita gente que reclama que os perfumes da marca O Boticário ou Natura são de todo mundo por serem acessíveis (com tanta loja), mas eu não tenho essas frescuras não e no geral acho que isso acabaria envolvendo vários importados também  então é uma luta perdida, fora que vejo muita gente parcelando perfume importado para ter um a qualquer preço, então eu não fico com esse drama de ter um perfume só meu e de mais ninguém, senão mandaria fazer um :)

Existem perfumarias artesanais que fazem, já tive a honra de conhecer algumas lojas e feirinhas.

Procuro ter na minha coleção perfumes que amo e que me inspiram. Quando sei que alguma parente ou irmã tem e usa muito algum procuro não usar na mesma ocasião fragrâncias, principalmente aquelas que escolheram como assinatura, facilita pra mim o fato da maioria delas repetirem os mesmos recomprando quando acabam, mas se eu gosto do perfume uso em outros momentos sem problema.

Acho importante cada um respeitar suas preferências olfativas e claro sua história.
Acho bobagem renegar qualquer marca ou mesmo declarar amor incondicional, pois nem tudo que é lançado por nenhuma delas é bom. No meu ver as marcas tem ótimos e péssimos perfume, é importante experimentar o que há no mercado e sentir o que realmente te conquista e para cada tipo de ocasião.

Algumas lembranças:

Água Fresca: Cheirinho da minha mãe :) Acho que é o único perfume que gosto que não consigo usar, pois só me evoca ela.
Thaty: Conheci na adolescência como muito e é um cheirinho super relaxante e renovador.
Lavanda Pop: Cheirinho de infância
Egeo Dolce: Detestado na primeira geração, amado na segunda e lamentado na terceira;
Crystal: Edição limitada super elegante que me marcou para sempre.
Floratta in gold: Amo, mas muita gente odeia e curiosamente sou sempre elogiada por quem o odeia quando o uso.
Glamour Secrets Rose: Minha lembrança mais forte de amor à primeira cheirada :) Fui até a loja com a ideia de comprar o da Secrets (da rendinha), mas não gostei dele e me apaixonei pelo Rose. Infelizmente edição limitada e não conhecido ou mesmo lembrado por muita gente.

Nenhum comentário: